São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especulação elevou o preço do óleo, dizem produtores

Arábia Saudita acena com ampliação da produção

DA REDAÇÃO

A reunião emergencial entre os principais produtores e consumidores de petróleo terminou com a recomendação de medidas técnicas para estabilizar o mercado petrolífero, mas sem o anúncio de aumento da produção de óleo bruto.
A declaração final, divulgada ontem em Jidda (Arábia Saudita), pede maior transparência e melhor regulação dos mercados financeiros, bem como o aumento das capacidades de produção e de refino para "um funcionamento eficiente do mercado petrolífero".
A Arábia Saudita mostrou-se disposta a ampliar sua produção, conforme a necessidade dos consumidores, segundo o ministro do Petróleo, Ali al-Naimi, que não especificou o aumento possível em barris.
O ministro saudita reiterou que a crescente alta do preço do barril de petróleo não é causada por redução na oferta. Afirmou ainda a necessidade de esforço conjunto no combate à situação atual.
"Nós todos, tanto produtores como consumidores, devemos cooperar para a estabilidade do mercado; isso não pode ser deixado a apenas um dos lados", disse al-Naimi na entrevista coletiva final.
Os participantes da conferência demonstraram preocupação com a volatilidade dos preços, mas não há consenso sobre as causas do aumento do preço do petróleo.
Produtores, como a Arábia Saudita, culpam a especulação, enquanto os Estados Unidos mantêm sua afirmação de que a oferta insuficiente é responsável pela rápida alta de preços.
O ministro de Energia dos EUA, Samuel Bodman, pediu o comprometimento dos países produtores com o aumento da oferta do insumo.
Presente à reunião, o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, declarou que o mundo precisa produzir mais biocombustíveis para atender à gigantesca demanda mundial de energia, responsável pela alta.


Com agências internacionais


Texto Anterior: UBS Pactual troca comando e tenta manter desempenho
Próximo Texto: Entrevista da 2ª - Paul Roberts: Biocombustíveis trocam um problema por outro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.