São Paulo, terça-feira, 23 de junho de 2009

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Brasil recebe 1º troféu no festival

DA ENVIADA ESPECIAL A CANNES

No primeiro dia das premiações no Festival Internacional de Publicidade de Cannes, o Brasil conquistou seu primeiro troféu, entre as três categorias que já foram julgadas. O prêmio foi dado à rede Globo pelo projeto "Mil Casmurros", que promovia a minissérie "Capitu", como Relações Públicas.
Hoje, serão divulgados os vencedores das categorias rádio, outdoor e mídia.
No total, o Brasil teve 61 trabalhos selecionados como finalistas.
O país também teve 13 trabalhos escolhidos entre os anúncios impressos inscritos. Apesar de os vencedores só serem anunciados amanhã, já eram esperados sete Leões -três de ouro e quatro de bronze- na área em que o Brasil costuma se sair melhor no festival. Na categoria rádio, o país possivelmente terá apenas um premiado.
Ontem também começaram a aparecer as grandes ideias, como são chamadas as campanhas vencedoras de vários prêmios. A principal delas, por enquanto, foi a campanha "O melhor emprego do mundo", que divulgou o turismo em Queensland, na Austrália, e que acabou conquistando dois Grand Prix, os principais prêmios das diferentes categorias em disputa.
Por meio de anúncios em jornais, Queensland buscava um profissional para trabalhar num paraíso tropical, por um salário equivalente a US$ 18 mil por mês. O tema gerou interesse da imprensa, e a região conseguiu o equivalente a US$ 100 milhões em mídia espontânea.
Já a campanha "Mil Casmurros" queria que ao menos mil pessoas lessem mil trechos do livro "Dom Casmurro", de Machado de Assis, na internet. Atores como Fernanda Montenegro e Tony Ramos participaram do projeto.
"Essa campanha teve a grande virtude de conseguir popularizar, no público jovem, a leitura de um clássico", afirma Andrew Green- lees, jurado brasileiro da categoria de Relações Públicas do festival.


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