São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

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VAREJO

Redes "caçam" terrenos para abrir lojas e superar a crise

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os supermercados foram à caça de terrenos para expansão, na tentativa de recuperar o crescimento com base na inauguração de pontos em locais estratégicos. Sob sigilo, em negociações em que nem mesmo o vendedor do espaço sabe ao certo o nome do comprador, as cadeias de lojas tentam driblar a inflação dos preços dos pontos -isso por conta da elevada procura por locais considerados nobres. O assunto veio à tona ontem, no 9º Fórum de Varejo da América Latina.
Wal-Mart, Pão de Açúcar e Carrefour colocaram suas equipes de captação de áreas para trabalhar com metas mais ambiciosas do que no ano passado, apurou a Folha. O grupo Pão de Açúcar, a maior rede de varejo de alimentos do país, comprou mais de 30 terrenos neste ano para abrir lojas de médio e grande porte, principalmente -em 2005, foram adquiridos seis terrenos.
O Wal-Mart tem feito uma varredura constante em determinadas praças das capitais para buscar pontos de médio porte para a expansão de suas lojas, apurou a Folha. A rede está de olho na expansão a partir de 2007, focada também em supermercados de vizinhança, de porte médio -para 2006, a compra dos terrenos já foi feita. Até agora, o Wal-Mart abriu quatro novos pontos neste ano. Serão 15 lojas no total, nas quais serão investidos R$ 600 milhões.
Ontem, no Fórum de Varejo, em São Paulo, o diretor comercial do Pão de Açúcar, César Suaki, informou que o foco da operação do grupo para os próximos anos será o crescimento orgânico, em detrimento das aquisições de empresas -motor de expansão do setor de supermercados nos anos 90. No planejamento estratégico do grupo de 2006 a 2010, finalizado neste mês, essa questão é ressaltada, assim como a possibilidade de criação de novos formatos de lojas.


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