São Paulo, domingo, 23 de agosto de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Corretora britânica se expande no Brasil

Empresa que mais perdeu funcionários nos ataques contra o World Trade Center no 11 de Setembro, a Cantor Fitzgerald fincou sua presença no Brasil após a aquisição, pela BGC Partners, de uma das corretoras líderes do mercado brasileiro, a Liquidez, de Arnaldo Cézar Coelho.
O negócio, concluído no final de junho, faz parte da estratégia da holding BGC, à qual a Cantor está ligada, de aumentar sua presença na América Latina, especialmente no Brasil. Nos últimos anos, a BGC focou sua expansão nos mercados da Ásia e da Europa.
"Agora vamos expandir os negócios na América Latina, e o Brasil se mostrou uma porta de entrada estruturada, com um mercado bem regulamentado e seguro", afirma Lee M. Amaitis, vice-chairman da BGC, que desembarcou na última semana no Brasil para conhecer de perto as operações da Liquidez.
Coelho, que de acordo com o contrato permanece consultor da empresa no Brasil durante três anos, diz que a BGC já estuda novas aquisições. "A ideia é comprar outras empresas em breve, no Chile e até mesmo no Brasil, para ser a maior."
Após ter sua empresa devastada pelo atentado terrorista de setembro de 2001, quando perdeu 658 funcionários, Howard Lutnick, dono da Cantor, se desfez do negócio. Ele vendeu na época toda a tecnologia das plataformas eletrônicas da empresa a seus concorrentes. A Cantor operava em quatro andares de uma das torres.
Lutnick sobreviveu ao atentado por ter levado o filho à escola no primeiro dia de aula. Antes do 11 de Setembro, a Cantor era responsável pela corretagem de 25% dos US$ 300 bilhões movimentados diariamente em títulos do Tesouro americano em Nova York.
Três anos depois da tragédia, em 2004, Lutnick retornou ao mercado com a BGC e o plano de alcançar a liderança global.
Após uma sequência de aquisições no mundo, a BGC atua hoje em quase 20 cidades, com mais de mil operadores, especializada na corretagem de instrumentos financeiros e produtos derivativos relacionados.

Wizard planeja expandir rede para o mercado chinês

É muito comum no mundo dos negócios que o nome do empresário batize o empreendimento. Com Carlos Martins ocorreu o contrário. Sua rede de idiomas, a Wizard, se incorporou ao seu nome, que mudou para Carlos Wizard Martins.
"Eu expliquei ao juiz que teria dificuldades para desenvolver meu negócio, porque há muitos Carlos Martins no mundo. Assim, eu pude mudar meu nome", afirma.
O nome foi uma homenagem ao "Mágico de Oz" ("The Wizard of Oz", em inglês).
Com cerca de 1.200 unidades, a bandeira hoje está presente no Brasil, no Japão, nos Estados Unidos e em países da Europa. Segundo Martins, a rede também está negociando franquias na Colômbia. E vai participar de uma missão para atuar na China.
"Na China seria um modelo diferente, não por franquias. Faríamos parcerias com investidores para oferecer só o serviço, sem vender o material didático", afirma.

TECNOLOGIA
No próximo mês, as tecnologias GSM-HSPA devem alcançar 4 bilhões de conexões móveis no mundo, segundo estimativas da 3G Américas. Nenhuma inovação tecnológica atingiu escala semelhante em número de usuários. Em cada grupo de 10 pessoas, mais de 6 fazem uso da tecnologia.

PARA ELES
A maioria dos clientes da Caixa Econômica Federal que financiaram imóveis neste ano são homens (66%). Na classificação por faixa etária, cerca de 45% dos clientes têm entre 31 e 45 anos.

COPO
Depois de anunciar no início deste ano a chegada de Cointreau em seu portfólio de produtos, a Campari do Brasil lança em setembro duas marcas de licores premium: Illyquore e Midori.

BALANÇA
A maioria das empresas (62%) não consegue medir o ROI (retorno sobre o investimento) das ações de marketing. É o que revela pesquisa feita pelo site Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International com 450 empresas nacionais e multinacionais.

AFINADAS
Segundo a pesquisa, o desempenho das multinacionais é melhor do que a média: 48% delas desenvolvem ações para medir o ROI.

BARREIRAS
As principais barreiras para a implementação de técnicas de retorno sobre o investimento em ações de marketing estão relacionadas à cultura da empresa e a restrições técnicas e de coleta de informações, de acordo com a pesquisa do Mundo do Marketing.

DRAGA
A maior draga em operação na América Latina, a Juan Sebastián de Elcano, atracou no cais do Porto Novo, no Rio Grande, vinda do Oriente Médio. Com a dragagem, o porto terá as maiores profundidades do Mercosul, e grandes navios poderão usar sua capacidade máxima de carga. Odebrecht e Jan de Nul são responsáveis pela obra do PAC.

ESCOLA
A University of Pittsburgh abriu inscrições para as turmas do EMBA, único curso disponível no Brasil. Os alunos terão aulas na Amcham, em SP, durante 16 meses.

ETIQUETA
Os estilistas Marcelo Sommer, Simone Nunes e Bianca Ranucci assinam as camisetas da edição brasileira do Vogue Fashion's Night Out. O evento será realizado no dia 10 de setembro.

FENÔMENO
O jogador Ronaldo está negociando com a Vale para ser o garoto-propaganda da mineradora no mundo todo. Hoje, o jogador já tem um contrato de trabalho para representar a Vale na China.

com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: Banco público diminui mais os juros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.