São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2004

Texto Anterior | Índice

PREÇOS

IPCA-15 desacelera ao ficar sem a influência de reajuste de serviços públicos
Sem a pressão de reajustes de serviços públicos, o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor -15) revelou desaceleração da inflação em setembro. O índice teve variação de 0,49%, menos do que o 0,79% de agosto.
De janeiro a setembro, o IPCA-15 -uma espécie de prévia do IPCA, índice oficial do governo que baliza o regime de metas de inflação- acumula alta de 5,63%. O percentual é maior do que o centro da meta deste ano, de 5,5%. Há, porém, um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com o IBGE, o recuo na taxa ocorreu principalmente porque nem tarifas de luz nem de ônibus urbano foram reajustadas e, ainda, alimentos e telefone fixo subiram menos.
O telefone fixo, mesmo com novo reajuste em setembro (resíduo do aumento de 2003), ficou com resultado mais baixo -1,51%, ante 3,55% de agosto.
(DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Panorâmica - Contas de consumo: DF aprova fim de mínimo para luz, fone e água
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.