São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br

Brasil deve atingir grau de investimento só em 2008

Apesar de toda a melhora nas contas externas e de não haver nenhuma chance de uma nova crise de balanço de pagamentos, o Brasil só deverá mesmo atingir a categoria de grau de investimento em 2008.
O Brasil ainda está a dois degraus do chamado grau de investimento, que é a nota dada a países que têm poucas chances de darem o calote na dívida. Quando alcança esse degrau, o país passa a dispor de maior crédito no exterior e a custos mais baixos.
Em 2007, o Brasil pode até subir uma escala, o que fará com que o país fique a apenas um passo de atingir o nível de grau de investimento. Mas chegar a esse degrau não será tão simples assim.
Para o economista Alex Agostini, da Austin Rating, a velocidade na qual o Brasil irá atingir essa categoria de grau de investimento dependerá substancialmente das prioridades a serem dadas pelo novo governo.
Por prioridades, o economista dá ênfase principalmente à questão fiscal, considerado o nó górdio do governo para atingir o grau de investimento. O grande problema é a dívida interna, na casa de 50% do PIB, o maior empecilho para as agências de "rating" melhorarem a classificação do Brasil. Seja quem for o eleito, se der ênfase às reformas previdenciária, tributária, trabalhista e política, o país poderá entrar para a primeira divisão das agências de "rating" mais rápido.
Há outras medidas, na opinião do economista, que também precisam entrar nessa lista de prioridades. O governo não deve, por exemplo, manter a mesma generosidade demonstrada nos últimos aumentos de salário e, além disso, precisa lutar para a prorrogação da CPMF.
Se forem levadas ao pé da letra as propostas de governo dos dois candidatos, Lula e Alckmin, a demora para o Brasil chegar ao grau de investimento pode demorar ainda mais. Os dois candidatos apostam todas suas fichas no crescimento econômico para o país atingir o equilíbrio fiscal, quando o melhor caminho deveria ser o corte de despesas.
Para colocar a casa em ordem, Agostini diz que o novo governo terá certamente de recorrer a medidas impopulares, o que, por enquanto, está fora da mira de alcance dos dois candidatos à Presidência.

PNEU CANTANDO

A Pirelli estréia, no Salão do Automóvel, uma nova parceria com a Ford, a Fiat e a Peugeot. A partir de agora, três modelos dessas empresas passam a sair de fábrica com o pneu Scorpion ATR da Pirelli. O equipamento, recém-lançado, é uma resposta da empresa ao crescimento da demanda por utilitários esportivos, picapes e veículos com estilo off-road. "O interesse por veículos de passeio com características de aventura vem aumentando. Por isso a Pirelli criou o Scorpion ATR e vem fazendo um trabalho conjunto com essas montadoras há um ano, que culminou nesses lançamentos no Salão do Automóvel", afirma Fernando Ruoppolo, diretor de equipamentos originais da Pirelli.

SATISFAÇÃO
O que existe em comum entre funcionários satisfeitos e clientes encantados? Essa e outras questões foram analisadas no levantamento "Apóstolos ou Terroristas?", realizado em agosto pela TNS InterScience com funcionários de companhias eletroeletrônicas (veja quadro ao lado). A pesquisa utilizou como parâmetro empresas que obtiveram médias de avaliação acima e abaixo de 8,1 (Padrão Brasil) no ranking de Encantamento de Clientes do Varejo.

Empresa de "outsourcing" mira no varejo
O foco no varejo fez com que a Linx Telecom, de "outsourcing" de soluções de conectividade e telecomunicações para este setor, expandisse 94% em setembro. Os motivos estão na carteira de clientes: a empresa fechou cinco novos projetos com Arezzo, Clinique, Cinerama, Tecnomania e Import Express. "Há outros três diferenciais que vêm nos ajudando a crescer, como a presença de nossa infra-estrutura dentro dos shoppings", diz Dennis Herszkowicz, diretor da Linx Telecom. "Oferecemos ainda serviço agregado e suporte e serviço de VoIP [voz sobre IP]."

TOP OF MIND
Serão premiados hoje no Tom Brasil-Nações Unidas, em São Paulo, os vencedores da 16ª edição do "Folha Top of Mind", que registra as marcas mais lembradas em 40 categorias. A pesquisa nacional, realizada pelo Datafolha desde 1991, é a mais importante do gênero no país. A edição especial da revista "Folha Top of Mind", com os resultados de 2006 e reportagens especiais, circula encartada no jornal de amanhã.

PLANEJAMENTO
O comitê Anefac Jovem, da Anefac (associação de executivos) promove, na terça, a palestra Controladoria e Planejamento Tributário, em São Paulo.

COMÉRCIO
O projeto da Fecomercio-SP de revitalizar o comércio de rua de São Paulo será levado a outros Estados do país. Na próxima quarta-feora, o presidente do Conselho de Ruas Comerciais, Felippe Naufel, receberá uma delegação com cerca de 15 representantes do Sindilojas de Petrolina (PE). Desde a criação do conselho, em setembro de 2005, as diretrizes do programa foram apresentadas por Naufel a varejistas de Manaus, Garanhuns e Brasília.

DIREÇÃO
Walter Bentivegna é o novo diretor superintendente da .comDomínio, empresa de data center e provedora de serviços de internet.

ALÉM DA VOZ
No Brasil, apesar de quase 90% da receita de telefonia móvel estar relacionada a voz, o grande filão para as operadoras são os serviços de valor agregado (VAS). A Claro aposta que o país siga as tendências do mercado internacional. Na Europa, serviços de dados, multimídia, e-mail móvel, entre outros, correspondem a 20%.

CELULAR NO SALÃO
A McCann Erickson e a Delamidia estão enviando o filme do Prisma, novo carro da GM, por celular. Os usuários que mantiverem o Bluetooth ativado e passarem a 100 m do stand da GM, no Salão do Automóvel, receberão mensagem perguntando se desejam receber o filme.


Próximo Texto: Importação ilegal deve ter multa de R$ 1 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.