São Paulo, domingo, 23 de dezembro de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Indústria é o setor mais dinâmico da economia, diz Iedi

Apesar de o peso da indústria ter caído no PIB brasileiro, ela ainda é o setor de maior dinamismo e que mais influencia o desempenho da economia. Os outros setores, como serviços e agroindústria, não têm o mesmo poder de influência.
A conclusão consta de estudo do Iedi intitulado "Indústria: um jogo a ser jogado", que será divulgado nos próximos dias. De acordo com o trabalho, se o crescimento do PIB deve ficar neste ano na faixa de 5,5%, esse comportamento se deve principalmente ao desempenho da indústria, cuja expansão é estimada em 6%.
"A indústria é o setor que mais puxa para cima os outros setores, inclusive ela própria", diz o economista Júlio Sérgio Gomes de Almeida, consultor do Iedi e ex-secretário de Política Econômica da Fazenda.
A mudança feita recentemente pelo IBGE no cálculo do PIB fez cair o peso da indústria. Em 2005, pela série antiga, a indústria respondia por 37,9% do PIB, e, pela nova, o setor passou a representar 30,3%. Já serviços aumentou seu peso no PIB de 54,1% para 64%, e agropecuária caiu de 8% para 5,6%.
Apesar dessa queda, a indústria, segundo o Iedi, continua sendo, entre os três grandes setores da economia, a maior responsável pelo consumo de bens e serviços intermediários, isto é, os bens e serviços utilizados como insumo no processo de produção.
Em 2005, pela série nova do IBGE, a indústria respondeu por 60,8% do consumo intermediário total. Já o setor de serviços foi responsável por 34,6% do consumo intermediário, e agropecuária, por apenas 4,6%.
Entre as divisões que compõem a indústria, a área que mais demandou bens e serviços intermediários foi a indústria de transformação. Pela série nova do IBGE, a indústria de transformação demandou quase a metade (49,3%) de todo o consumo intermediário.
"Se o Brasil quiser crescer, o melhor a fazer é caprichar no crescimento da indústria de transformação", diz Júlio Sérgio Gomes de Almeida.
O economista cita o exemplo da China e da Índia. Se esses dois países crescem muito, é porque a indústria está em franca expansão.

NA BALADA
O promoter Helio Calfat realiza na noite de Natal a primeira grande festa de sua HC Comunicação. Em parceria com a produtora Divina Comédia, Calfat promove a Safe Celebration Christimas Party, que pretende reunir 1.500 pessoas, no Terraço Daslu, na noite do dia 24. O principal objetivo da festa é divulgar uma campanha de conscientização sobre os perigos de dirigir alcoolizado. Para isso, os convidados serão estimulados a voltar de táxi, com direito a descontos na bandeirada e brindes, como cursos de direção segura, oferecidos pela Pirelli. Outro destaque da festa é a cenografia da Holo Walls, decoração holográfica que já esteve nas passarelas da Semana de Moda de Los Angeles.

RELAX
Pesquisa realizada pela consultoria FranklinCovey com 15 mil pessoas revelou que o final de ano é motivo de estresse para 86% dos entrevistados. Mais de 60% afirmaram, ainda, que finalizam o ano com o sentimento de não terem realizado tudo o que queriam. As principais razões causadoras de estresse apontadas foram os gastos excessivos de dinheiro, os presentes de Natal e o prazo para envio de cartões.

BEBEDEIRA
A AmBev doou nesta semana cerca de 8.000 bafômetros para a Polícia Rodoviária Federal e o Ministério das Cidades. Com a doação, a companhia chega a 40 mil bafômetros cedidos para órgãos governamentais, sendo 19,2 mil em 2007. A iniciativa é do Programa AmBev de Consumo Responsável.

ÀS COMPRAS
A empresa de shoppings BRMalls passou a ser a administradora do Shopping Villa-Lobos, em São Paulo. Proprietária de 30 shoppings em todo o Brasil, a rede já acena com a chegada de novas operações. Starbuck"s e Le Lis Blanc também entram na lista do Shopping Villa-Lobos.

VIRADA
A 11ª edição do Réveillon na Paulista tem investimento previsto de R$ 6 milhões. Irão para divulgação R$ 2,8 milhões, e o restante, para produção. Nesta edição, a festa deve atrair mais de 2 milhões de pessoas. Desde o lançamento, em 1996, o evento teve crescimento de público de 1.000%.

ECONÔMICOS
Os empreendimentos de padrão econômico representam 49,3% do total de unidades colocadas à venda pela InPar em 2007. Das 8.680 unidades lançadas pela empresa neste ano, 4.280 têm a marca ViVer, direcionada a esse nicho. Foram lançados dez projetos ViVer em cinco Estados.

MAIS ESPAÇO
Ricardo Palmari, da Lacoste, que inaugura em 2008 sua primeira flagshipstore no Brasil, com 400 m2, que será localizada nos Jardins, em São Paulo; a abertura faz parte do plano de expansão da Devanlay Ventures do Brasil, subsidiária do grupo francês Devanlay, nova empresa controladora da marca no país, que acaba de contratar Palmari como diretor-geral; pra 2008, a previsão é abrir três novas lojas.


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