São Paulo, quarta, 23 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARCERIA RURAL
Nestlé banca juros pela TJLP mais 1,5 % ao ano
BNDES financia produtores de leite

ELVIRA LOBATO
da Sucursal do Rio

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) liberou financiamento de R$ 98,6 milhões para 22 mil pequenos produtores de leite de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Goiás, fornecedores da Nestlé.
Os recursos serão repassados ao Bradesco, que fará o empréstimo final. O dinheiro será usado para a instalação de tanques refrigerados nas fazendas para estoque de leite a granel.
O projeto foi desenvolvido pela Nestlé, que arcará com o pagamento dos juros (TJLP, hoje de 18,06% ao ano, mais 1,5% também ao ano).
Os produtores só pagarão o principal da dívida -valor inicial do crédito, sem os custos financeiros- e terão 36 meses para saldar o empréstimo.
O presidente da Nestlé, Ricardo Gonçalves, esteve ontem na sede do BNDES para anunciar a liberação do empréstimo. Disse que a empresa compra 4.000 toneladas diárias de leite (metade da produção nacional) e que a partir de 2001 todos os seus fornecedores estarão utilizando o sistema de tanques refrigerados.
Com o novo sistema, saem de cena os tradicionais latões de leite, diante da porteira da fazenda ou na margem das estradas vicinais, esperando para serem coletados pelos caminhões dos laticínios. Da ordenha mecânica, o produto seguirá direto para os tanques refrigerados, sem entrar em contato com o ar.
De dois em dois dias, caminhões tanques, também refrigerados, recolherão o leite nas fazendas, com o uso de bombas.
Ricardo Gonçalves disse que os produtores terão um ganho de produção de até 25%, pois poderão fazer uma segunda ordenha diária, à tardinha, e estocar o leite nos tanques de resfriamento.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.