São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PETRÓLEO 1

Promessa de campanha, país não atinge auto-suficiência

DA SUCURSAL DO RIO

Prometida em campanha na TV e peça do programa eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a auto-suficiência na produção de petróleo ficou para 2007. Os dados da Petrobras mostram que a empresa produziu no país 1,778 milhão de barris por dia na média do ano de 2006, volume inferior ao consumo estimado em 1,8 milhão de barris por dia.
De 2005 para 2006, a produção de petróleo em campos nacionais aumentou 5,6%. Em dezembro, a estatal já bateu a meta, considerando apenas o resultado mensal. Produziu 1,832 milhão de barris por dia, marca que superou o consumo e ficou 1% acima da produção registrada em novembro.
No início do ano passado, a estatal prometeu chegar à "auto-suficiência" sustentada em 2006 -produzir mais que o consumo na média do ano. Mas atrasos no início da produção de plataformas e paradas programadas impediram a companhia de fechar o ano com média de produção maior do que o consumo. A campanha publicitária sobre a auto-suficiência custou R$ 37 milhões.


Texto Anterior: Consumo de energia desacelera, mas ainda cresce acima do PIB
Próximo Texto: Petróleo 2: Discurso de Bush eleva preço do barril em 5%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.