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FEIRA
GeoBrasil e similares devem ser utilizadas como ferramenta de marketing
Geoinformação deve crescer 13%
CÍNTIA CARDOSO
DA REPORTAGEM LOCAL
O setor de geoinformação brasileiro prevê crescimento de 13%
em 2002 e em 2003. As estimativas
estão presentes em dados preliminares da pesquisa "Perfil da Indústria de Geoinformação" realizada pelo Instituto Datacenso.
O estudo foi encomendado pela
Alcantara Machado, empresa organizadora da 3ª edição da Geo
Brasil- Feira e Congresso Internacionais de Geoinformação, que
termina hoje em São Paulo.
Os resultados da pesquisa revelam que o faturamento desse
mercado, que gera cerca de 4.500
empregos diretos no país, deve
chegar a R$ 1,5 bilhão neste ano. O
valor pode, entretanto, estar subestimado, já que ainda há pouca
informação disponível.
O levantamento mostra ainda
que 32% das 280 empresas ouvidas pretendem ampliar a sua participação no mercado internacional e 67% pretendem utilizar feiras como a GeoBrasil como a sua
principal ferramenta de marketing.
De acordo com o organizador
do evento, José Danghesi, esse dado pode ser comprovado ao se
analisar a expansão da feira. Neste
ano, a GeoBrasil teve aumento de
35% na área ocupada e de 25% no
número de expositores. Com isso,
tornou-se a maior feira do setor
na América Latina.
Potencial de crescimento
Para especialistas, o potencial de
crescimento da indústria de
geoinformação reside, principalmente, na multiplicidade de aplicações dessa tecnologia. As informações geográficas podem ser
utilizadas no rastreamento de veículos, no mapeamento de colheitas em propriedades rurais, e,
principalmente, na área de telecomunicações.
Segundo Danghesi, a utilização
da geoinformação nesse segmento cresceu 20% em 2001. Para
2003, há expectativa de crescimento ainda maior devido, sobretudo, ao lançamento de telefones
móveis equipados com GPS (Global Positioning System).
Um dos novos produtos mostrados durante a feira promete
tornar mais acessível aos consumidores a tecnologia de mapeamento de trajetos. O Map Link
Destinator, desenvolvido pela
empresa Digibase, combina um
pocket PC-computador de bolso- com o GPS.
Com esse aparelho, motoristas
dos municípios de São Paulo, Rio
de Janeiro e Curitiba, são orientados com precisão sobre as melhores alternativas de trajeto por
meio de um simulador de voz. O
produto, que foi lançado ontem,
tem preço estimado em R$ 1.200.
Os organizadores do evento comemoram o sucesso dessa edição, que atraiu, até o momento, cerca de 4.000 visitantes.
SAIBA MAIS: GeoBrasil: Centro de Exposições Imigrantes, até hoje. Das 10h às 19h. Entrada franca (com convite ou comprovação de vínculo com o setor).
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