São Paulo, sexta-feira, 24 de maio de 2002

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FEIRA

GeoBrasil e similares devem ser utilizadas como ferramenta de marketing

Geoinformação deve crescer 13%

CÍNTIA CARDOSO
DA REPORTAGEM LOCAL

O setor de geoinformação brasileiro prevê crescimento de 13% em 2002 e em 2003. As estimativas estão presentes em dados preliminares da pesquisa "Perfil da Indústria de Geoinformação" realizada pelo Instituto Datacenso.
O estudo foi encomendado pela Alcantara Machado, empresa organizadora da 3ª edição da Geo Brasil- Feira e Congresso Internacionais de Geoinformação, que termina hoje em São Paulo.
Os resultados da pesquisa revelam que o faturamento desse mercado, que gera cerca de 4.500 empregos diretos no país, deve chegar a R$ 1,5 bilhão neste ano. O valor pode, entretanto, estar subestimado, já que ainda há pouca informação disponível.
O levantamento mostra ainda que 32% das 280 empresas ouvidas pretendem ampliar a sua participação no mercado internacional e 67% pretendem utilizar feiras como a GeoBrasil como a sua principal ferramenta de marketing.
De acordo com o organizador do evento, José Danghesi, esse dado pode ser comprovado ao se analisar a expansão da feira. Neste ano, a GeoBrasil teve aumento de 35% na área ocupada e de 25% no número de expositores. Com isso, tornou-se a maior feira do setor na América Latina.

Potencial de crescimento
Para especialistas, o potencial de crescimento da indústria de geoinformação reside, principalmente, na multiplicidade de aplicações dessa tecnologia. As informações geográficas podem ser utilizadas no rastreamento de veículos, no mapeamento de colheitas em propriedades rurais, e, principalmente, na área de telecomunicações.
Segundo Danghesi, a utilização da geoinformação nesse segmento cresceu 20% em 2001. Para 2003, há expectativa de crescimento ainda maior devido, sobretudo, ao lançamento de telefones móveis equipados com GPS (Global Positioning System).
Um dos novos produtos mostrados durante a feira promete tornar mais acessível aos consumidores a tecnologia de mapeamento de trajetos. O Map Link Destinator, desenvolvido pela empresa Digibase, combina um pocket PC-computador de bolso- com o GPS.
Com esse aparelho, motoristas dos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, são orientados com precisão sobre as melhores alternativas de trajeto por meio de um simulador de voz. O produto, que foi lançado ontem, tem preço estimado em R$ 1.200.
Os organizadores do evento comemoram o sucesso dessa edição, que atraiu, até o momento, cerca de 4.000 visitantes.


SAIBA MAIS: GeoBrasil: Centro de Exposições Imigrantes, até hoje. Das 10h às 19h. Entrada franca (com convite ou comprovação de vínculo com o setor).


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