São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TELES 1

Chamada de fixo para celular pode subir primeiro em São Paulo
Os usuários de telefonia de São Paulo poderão ser os primeiros a pagar mais caro pelas ligações de telefones fixos para celulares. A data para o reajuste ainda não está definida, mas o conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), José Leite Pereira Filho, acredita que a definição do valor a ser cobrado nas ligações locais entre esses telefones já está próxima no Estado.
Isso porque as negociações entre as operadoras de telefonia fixa e celular em São Paulo são as mais adiantadas em torno de um acordo sobre as tarifas de interconexão (VUM, ou valor de uso da rede móvel). Esse acordo, negociado entre as empresas, é condição essencial para que a Anatel autorize o reajuste das tarifas ao consumidor.
Leite explicou que as empresas da região solicitaram na semana passada orientação da Anatel sobre os procedimentos a serem adotados para a homologação do reajuste. Na avaliação do conselheiro, uma definição entre as operadoras de São Paulo deverá acelerar as negociações das empresas que operam nas outras regiões.
No restante do país as empresas de telefonia fixa defendem um reajuste de 4% para o valor que deve ser repassado às teles celulares quando uma chamada é feita da rede fixa para a móvel. As operadoras móveis, por sua vez, querem um aumento de 5% pelo uso de suas redes. Em São Paulo, o acordo foi de um aumento de 4,5% para essa tarifa de interconexão.
O reajuste para o usuário poderia estar em vigor desde fevereiro, quando completaram 12 meses desde o último aumento, se as empresas já tivessem um acordo sobre essas tarifas. O reajuste máximo ao consumidor, definido pela Anatel no início de abril, foi de 8,43%, mas em negociação com o Ministério das Comunicações as empresas aceitaram repassar um aumento de 7,99%. Mesmo assim, sua aplicação ficou condicionada pela agência a um acordo sobre a interconexão.
(DA FOLHA ONLINE)


Texto Anterior: Apple pode passar a usar chip da Intel
Próximo Texto: Teles 2: Internet não influencia mercado, diz Anatel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.