São Paulo, sábado, 24 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESBUROCRATIZAÇÃO

Empresas farão escrituração digital a partir de agosto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A partir de agosto, 19 grandes indústrias brasileiras vão emitir notas fiscais e fazer suas escriturações (contabilidade e balanço) de forma eletrônica. Os dados serão digitados diretamente no Sistema Público de Escrituração Digital, banco de dados público que poderá ser consultado por vários órgãos do governo e diferentes administrações tributárias.
O objetivo é reduzir os custos das empresas, que não vão mais precisar manter livros contábeis, nem enviar a mesma informação de diferentes formas para várias administrações tributárias. Para o governo, a vantagem é maior transparência e menor risco de fraudes.
De acordo com a Receita, com o sistema informatizado não será preciso enviar fiscais para visitar as empresas, pois os dados terão de serão computados diretamente no sistema e as empresas ficarão sujeitas às mesmas penalidades do sistema atual, em caso de irregularidades.
Além da Receita, do Banco do Brasil, da CVM e outros órgãos federais, os Estados também participarão do sistema e a meta é incluir também os municípios. Por ora, apenas a cidade de São Paulo assinou o protocolo de intenção de participar do sistema.
As empresas participantes são: Kaiser, Ultragaz, Eurofarma Laboratórios, Ford, GM, Gerdau Aços, grupo Assobrav, Disal Petróleo Brasileiro, Redecard, Sadia, Robert Bosch, Serpro, Siemens, Souza Cruz, Telefônica, Toyota do Brasil, Volkswagem e Wickbold & Nosso Pão.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Medicamentos: Merck perde a proteção da patente do Zocor nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.