São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meirelles prevê inflação na meta em 2009

RAFAEL CARIELLO
DE LONDRES

Sem fazer previsões para este ano, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse ontem que as expectativas de inflação já "convergem para o centro da meta em 2009 e 2010, e estão abaixo do centro da meta para 2011 e 2012", como resultado das recentes elevações da taxa básica de juros.
"As condições monetárias se tornaram mais rígidas desde o início do ano, e os resultados se tornarão mais claros no tempo devido, considerados os intervalos usuais de transmissão monetária para os preços", disse Meirelles num almoço da Câmara de Comércio Brasileira na Grã-Bretanha.
Sobre a subida dos preços neste ano, ele disse que "a inflação aumentou no Brasil no passado recente, como em quase toda parte, passando de 3% no final de 2006 para 5,6% em maio último, acima da meta central de 4,5%, mas ainda dentro da margem de dois pontos percentuais".
Ele afirmou ainda que uma esperada desaceleração moderada da economia mundial não deve causar impactos maiores no PIB do país, insistindo ao longo do discurso que "o atual curso de crescimento é explicado pela demanda interna".
Mas alertou que a maior "resistência" da economia brasileira a mudanças no cenário internacional "não significa imunidade total". "O Brasil está, é claro, completamente integrado à economia mundial e iria inevitavelmente sofrer as conseqüências de uma redução de atividade mais severa, porém de maneira bem mais amena do que costumava ocorrer."
Questionado sobre o impacto da plantação de cana-de-açúcar para a produção de álcool nos preços dos alimentos, destacou o aumento da renda e o consumo maior de alimentos em países como Brasil, China e Índia como uma das causas para o fenômeno. Disse que é preciso diferenciar o impacto no cultivo e nos preços dos alimentos causado pelo álcool da cana-de-açúcar daquele produzido a partir do milho.


Texto Anterior: Mercado já espera IPCA acima de 6% no ano
Próximo Texto: Alimentos: Inflação deslanchou em todo o mundo, exceto no país, diz Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.