São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EMPRESAS

Pela primeira vez, mulher assume direção das operações da Avon no Brasil
Uma mulher vai assumir pela primeira vez as operações da Avon no Brasil. É a economista Eneida Bini, que passa a ser a nova gerente-geral da subsidiária brasileira. A executiva ocupará o cargo deixado por Amílcar Meléndez, que foi promovido a vice-presidente sênior para a América Latina.
Eneida começou sua carreira na Avon em 1981 na área de contabilidade. Passou pelos setores financeiro, de tecnologia da informação, de planejamento estratégico e de serviços do cliente. A escolha de uma mulher para ocupar o principal cargo da Avon no país confirma a tendência do avanço feminino nos cargos de chefia das grandes empresas. Pesquisa feita pelo grupo Catho -consultoria especializada recolocação de executivos- mostra que hoje a mulher ocupa 13,8% dos cargos de executivos de primeira linha e 19,7% dos de diretores. Em 1994, apenas 8,1% dos cargos de primeira linha eram ocupados por mulheres e 13,2% no caso da direção da empresa.
A América Latina responde por 39% do lucro operacional da Avon, líder mundial na venda direta de cosméticos.
Entre 1997 e 2002, período em que Meléndez esteve na liderança da Avon Brasil, o número de revendedoras da empresa cresceu 58,4%. A companhia conta hoje com 770 mil revendedoras.
O faturamento cresceu mais de 100% no período. Em unidades vendidas, a Avon Brasil atingiu 73,6% de crescimento.
(FABIANA FUTEMA, DA FOLHA ONLINE)

Texto Anterior: Cai recomendação de papel brasileiro
Próximo Texto: Fundos de pensão: Nova diretoria da Previ assume cargos hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.