São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falha da Claro dá acesso a mensagens pessoais

Correio eletrônico ficou exposto a qualquer pessoa

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Um problema técnico na operadora Claro fez que mensagens pessoais de secretárias eletrônicas de usuários da região de Ribeirão Preto -DDD 16- pudessem ser acessadas ontem, durante duas horas e meia, por qualquer pessoa que ligasse para celulares desligados ou que caíam na secretária.
A Folha constatou que o problema ocorreu entre as 14h30 e as 17h. A reportagem ligou para ao menos 15 celulares pós-pagos da Claro. Era possível ouvir as mensagens de voz do dono do aparelho, em vez da secretária eletrônica, e o bipe que indica o início da gravação.
Com a autorização de usuários, a reportagem teve acesso total ao menu da secretária eletrônica de alguns celulares. Foi possível, por exemplo, ouvir todas as mensagens novas e/ou armazenadas, além de realizar alterações na mensagem de boas-vindas do aparelho.
A reportagem constatou que o problema atingiu ainda celulares de secretários da administração municipal de Ribeirão e um promotor de Justiça. Nesses casos, a Folha desligou antes do início das mensagens.
Para o promotor dos Direitos do Consumidor de Ribeirão, Carlos César Barbosa, a falha foi "gravíssima". "A operadora permitiu a invasão da privacidade do consumidor. Isso caracteriza, no mínimo, dano moral. Foi um erro imperdoável da operadora", disse Barbosa. "Recomendo ao usuário que tenha sido vítima de danos morais ou materiais que entre com ação judicial."
Em nota, a Claro admitiu o problema e pediu desculpas. "A ocorrência verificada no software responsável pelo controle de chamadas para caixa postal, entre 15h30 e 16h45, atingiu algumas cidades de DDD 16 e foi solucionada. A operadora pede desculpas pelo transtorno."



Texto Anterior: Na Itália: Ministério público denuncia 34 por suposta espionagem para tele
Próximo Texto: Para a Telefônica, ação da PF não influi em mudança de lei
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.