São Paulo, sexta-feira, 24 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONTADORA

Volkswagen acerta fusão com Porsche, após anos de disputa

DA REDAÇÃO

A Volkswagen acertou a fusão com a Porsche, após uma disputa que durou quatro anos pelo controle das duas maiores montadoras alemãs. O acordo foi fechado depois que o presidente-executivo da Porsche, Wendelin Wiedeking, deixou o cargo após 16 anos e o fundo do governo do Qatar concordou em investir nas empresas.
O acordo é uma vitória pessoal de Ferdinand Piëch, presidente do conselho da Volkswagen e neto de Ferdinand Porsche, um dos fundadores da montadora. Há muito tempo ele pretendia unir as duas companhias.
Do outro lado, quem perde é Wiedeking. Autor da reviravolta da Porsche, tornando-a novamente lucrativa, sua principal jogada foi a investida contra a Volks, assumindo mais de 50% das ações da montadora. Porém, a dívida da Porsche chegou a 10 bilhões e fez com que ele caísse em desgraça com a família dona da montadora.
O acordo prevê um aumento de capital de 5 bilhões na montadora de carros esportivos, com injeção de dinheiro por parte das famílias Piëch e Porsche e do fundo do Qatar -que terá 17% da Volkswagen.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Jornais: Dono do "New York Times" corta gasto e ganha US$ 39 mi no 2º tri
Próximo Texto: Ásia: PIB Sul-Coreano tem maior alta em quase 6 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.