UOL


São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo federal autoriza plantio no PR

MARI TORTATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Agricultores do Paraná estão pedindo e obtendo do governo federal autorização para semear soja transgênica. Até a tarde de ontem, chegava a 97 o número de pedidos na Delegacia Regional do Ministério da Agricultura, em Curitiba. E o número deve crescer.
Segundo o delegado regional do Ministério da Agricultura, Valmir Kowalewski de Souza, as agências do Banco do Brasil do Estado têm até o dia 30 para repassar ao órgão as comunicações desse tipo que foram autorizadas a receber.
"As 97 comunicações que já chegaram foram despachadas pelo correio", disse Souza. A maioria foi postada em cidades das regiões oeste e sudoeste do Estado. Nesta semana, agricultores do sudoeste disseram à Agência Folha que plantavam soja transgênica.
O vice-governador e secretário da Agricultura do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), porém, disse que o Estado interditará as lavouras onde for identificado plantio com semente não-tradicional.
Ele afirmou que o governo vai seguir a lei estadual já aprovada na Assembléia Legislativa que proíbe plantio, comércio e transporte de organismos transgênicos, que o governador Roberto Requião (PMDB) só deve sancionar na próxima segunda-feira.
A lei paranaense vai entrar em conflito com a lei maior, federal (que autoriza o plantio para a safra atual sob certas condições), afirmaram advogados consultados pela Agência Folha. A polêmica deve gerar ações na Justiça.

Confisco
Técnicos da Secretaria da Agricultura do Paraná encontraram cargas de soja transgênica nos bloqueios que o governo estadual instalou nas fronteiras desde segunda-feira. Testes em 40 cargas examinadas na barreira de Jacarezinho (PR), na divisa com São Paulo, apresentaram resultado positivo para transgenia em 14 delas. Os caminhões foram obrigados a voltar a Mato Grosso.
Desde ontem, o governo paranaense está bancando os kits de testes para liberar os caminhões retidos nas barreiras. O número estimado de caminhões presos nas barreiras de fiscalização teria chegado a cerca de 300, não a 800 ou mil, corrigiu ontem o governo.
Ontem à tarde, o governo de Mato Grosso do Sul entrou no Supremo Tribunal Federal com uma ação para que o governo do Paraná libere os caminhões barrados.

Apreensão em MT
A Delegacia Federal de Agricultura e a Seder (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural) apreenderam 107,8 toneladas de soja transgênica desde o dia 4, em Mato Grosso, segundo a Seder.
No maior produtor de soja do país, o plantio de transgênico é proibido -em tese não existem sementes do tipo no Estado. Segundo a Seder, os transgênicos vieram do Rio Grande do Sul.


Colaborou Hudson Corrêa, da Agência Folha, em Campo Grande


Texto Anterior: Agricultor gaúcho ignora exigência de termo legal
Próximo Texto: "Falta só legalizar a maconha", afirma Roberto Requião
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.