São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2007

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Empresa muda marca e tenta retomar mercado em linhas internacionais

JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO

Pouco mais de seis meses após a aquisição pela Gol, a Varig apresentou ontem sua nova marca. Novas cores, uniformes e cardápios são as estratégias para recuperar a participação de mercado do passado nos vôos internacionais.
As tradicionais cores azul e amarela deram lugar a uma combinação de azul e laranja, uma referência à Gol. Apenas três pontas da rosa dos ventos, símbolo da companhia, aparecem na cauda das aeronaves. A tipologia do nome Varig também mudou. Segundo Lincoln Amano, diretor Comercial da Varig, a mudança foi uma referência para a performance "em ascensão" da empresa.
A empresa estreou nova campanha publicitária da Varig, produzida pela DM9DDB, com um comercial de um minuto em horário nobre na TV. O slogan "Varig é mais que voar" remete ao perfil de serviços diferenciados que a Gol pretende imprimir ao nome Varig, que inclui de música zen a opções de comida saudável.
As mudanças ocorrem em momento crucial para a Varig, que tem até o dia 12 de novembro para retomar suas principais linhas internacionais. Recentemente, ela retomou as operações para Paris e Roma.
Segundo Constantino de Oliveira Júnior, presidente da Gol, a Varig encerrará o ano com 10 aviões Boeing 767/300, usados em vôos de longo curso, mais cinco Boeings 737/ 800.
O cronograma de reativação de linhas é apertado: no dia 28 passa a voar para Londres; no dia 5 de novembro para Cidade do México; no dia 21 para Santiago; e no dia 27 para Montevidéu. Um vôo para Madri será inaugurado no dia 11 de dezembro, com uma nova concessão.
Oliveira Júnior também planeja retomar vôos para Buenos Aires. Segundo ele, a Gol suspendeu as operações por conta de questões trabalhistas que já foram resolvidas na Justiça. A empresa contratou 50 funcionários na Argentina.
Apesar dos planos ambiciosos, a Varig teve em setembro uma fatia de mercado de 13,3% nas linhas internacionais e de 2,5% nas domésticas.
Segundo Amano, a Varig será uma empresa com foco no mercado corporativo, vôos diretos e preços diferentes dos da Gol. "As tarifas da Varig serão compostas de acordo com o serviço diferenciado." Na tentativa de se afastar do imaginário da Varig no passado -de qualidade no serviço e desperdício na gestão-, a Gol destacou na campanha que pretende ser "100% cuidado e 0% de excessos", com a implementação da cultura de uma empresa de baixo custo.
No plano até o final de 2008 estão vôos para 14 destinos nacionais e 13 na América Latina, América do Norte e Europa. O número de funcionários deve passar de 2.522 para 4.166.
A Gol quer unificar a frota até o fim de 2008. No médio e longo prazos, a companhia avalia renovar a frota com o Boeing 787 Dreamliner ou o Airbus A/ 350. "Estudamos sim a renovação da frota com 787 ou com o A350, que é o avião compatível da Airbus. Estamos em fase de entendimento com os fabricantes", afirmou Oliveira Júnior.


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