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Empresa muda marca e tenta retomar mercado em linhas internacionais
JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO
Pouco mais de seis meses
após a aquisição pela Gol, a Varig apresentou ontem sua nova
marca. Novas cores, uniformes
e cardápios são as estratégias
para recuperar a participação
de mercado do passado nos
vôos internacionais.
As tradicionais cores azul e
amarela deram lugar a uma
combinação de azul e laranja,
uma referência à Gol. Apenas
três pontas da rosa dos ventos,
símbolo da companhia, aparecem na cauda das aeronaves. A
tipologia do nome Varig também mudou. Segundo Lincoln
Amano, diretor Comercial da
Varig, a mudança foi uma referência para a performance "em
ascensão" da empresa.
A empresa estreou nova
campanha publicitária da Varig, produzida pela DM9DDB,
com um comercial de um minuto em horário nobre na TV.
O slogan "Varig é mais que
voar" remete ao perfil de serviços diferenciados que a Gol
pretende imprimir ao nome
Varig, que inclui de música zen
a opções de comida saudável.
As mudanças ocorrem em
momento crucial para a Varig,
que tem até o dia 12 de novembro para retomar suas principais linhas internacionais. Recentemente, ela retomou as operações para Paris e Roma.
Segundo Constantino de Oliveira Júnior, presidente da Gol,
a Varig encerrará o ano com 10
aviões Boeing 767/300, usados
em vôos de longo curso, mais
cinco Boeings 737/ 800.
O cronograma de reativação
de linhas é apertado: no dia 28
passa a voar para Londres; no
dia 5 de novembro para Cidade
do México; no dia 21 para Santiago; e no dia 27 para Montevidéu. Um vôo para Madri será
inaugurado no dia 11 de dezembro, com uma nova concessão.
Oliveira Júnior também planeja retomar vôos para Buenos
Aires. Segundo ele, a Gol suspendeu as operações por conta
de questões trabalhistas que já
foram resolvidas na Justiça. A
empresa contratou 50 funcionários na Argentina.
Apesar dos planos ambiciosos, a Varig teve em setembro
uma fatia de mercado de 13,3%
nas linhas internacionais e de
2,5% nas domésticas.
Segundo Amano, a Varig será
uma empresa com foco no mercado corporativo, vôos diretos e
preços diferentes dos da Gol.
"As tarifas da Varig serão compostas de acordo com o serviço
diferenciado." Na tentativa de
se afastar do imaginário da Varig no passado -de qualidade
no serviço e desperdício na gestão-, a Gol destacou na campanha que pretende ser "100%
cuidado e 0% de excessos", com
a implementação da cultura de
uma empresa de baixo custo.
No plano até o final de 2008
estão vôos para 14 destinos nacionais e 13 na América Latina,
América do Norte e Europa. O
número de funcionários deve
passar de 2.522 para 4.166.
A Gol quer unificar a frota até
o fim de 2008. No médio e longo prazos, a companhia avalia
renovar a frota com o Boeing
787 Dreamliner ou o Airbus A/
350. "Estudamos sim a renovação da frota com 787 ou com o
A350, que é o avião compatível
da Airbus. Estamos em fase de
entendimento com os fabricantes", afirmou Oliveira Júnior.
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