São Paulo, sábado, 24 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anúncio deve estimular mais investimentos

DA REPORTAGEM LOCAL

O anúncio dos investimento em aumento da capacidade produtiva e em novos centros de pesquisa e desenvolvimento feito pela Fiat ontem deverá provocar uma nova onda de investimento por parte da indústria automotiva no país. "Isso é absolutamente inevitável", afirma Luiz Carlos Mello, coordenador do centro de estudos automotivos da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) e ex-presidente da Ford. "Historicamente, toda vez que uma montadora trouxe ao país uma mudança de patamar, as outras tiveram de acompanhá-la."
É isso o que os investimentos da Fiat representam: uma mudança de patamar do volume de produção no Brasil, de acordo com especialistas do setor.
Apesar de a Fiat ser líder em vendas, a Volkswagen é a maior montadora do país. Isso porque a montadora alemã direciona parte de sua produção a exportações, enquanto a italiana privilegiou o mercado interno.
Depois dos investimentos anunciados, no entanto, a Fiat terá capacidade de produzir também para exportar porque alcançará um porte superior ao de todas as concorrentes. Com isso, terá um grande diferencial: escala, que permitirá a redução nos custos de produção. Às outras cabem acompanhá-la.
"O Brasil precisa alcançar a capacidade produtiva de 4,5 milhões de unidades ao ano até 2010 para se tornar competitivo", afirmou Cledorvino Belini, presidente da Fiat do Brasil, recentemente. "O país pode dar um salto, como nos anos 90 com o acordo automotivo."
Outro argumento a favor dos investimentos que devem acontecer na esteira dos anunciados pela Fiat diz respeito ao fato de que as fábricas erguidas antes dos anos 1990 continuam desatualizadas. "Elas foram projetadas para outra época", diz Mello. "Os processos produtivos eram outros, mais caros e ineficientes. Elas deverão ser completamente fechadas ou refeitas."
(CRISTIANE BARBIERI)


Texto Anterior: Fiat investe R$ 6 bilhões em suas fábricas no Brasil
Próximo Texto: Área de fábrica equivale a 280 campos de futebol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.