São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço de casas nos EUA recua pela primeira vez desde 1968

DA FOLHA ONLINE

As vendas de casas usadas nos EUA tiveram em dezembro uma queda de 2,2%, para uma taxa anualizada de 4,89 milhões de unidades. O preço médio das casas caiu 1,8%, para US$ 217 mil, no ano passado.
O ano passado foi o primeiro a terminar com queda de preços desde 1968, início da série histórica da NAR (Associação Nacional de Corretores de Imóveis, na sigla em inglês).
Em 2007 como um todo, as vendas tiveram queda de 12,8%, a maior desde o decréscimo de 17,7% visto em 1982. Segundo o economista-chefe da NAR, Lawrence Yun, o mercado imobiliário está sofrendo de uma "fraqueza atípica".
"As vendas permanecem fracas apesar das condições de financiamento melhoradas em muitas partes do país", disse Yun. "Os preços dos imóveis estão mais baixos, as taxas de hipoteca continuam a cair e os salários estão maiores, mas muitos compradores em potencial estão adiando a compra."
O preço médio dos imóveis residenciais em dezembro ficou em US$ 208.400, uma queda de 6% ante dezembro de 2006. O estoque de casas à venda recuou 7,4%, o que foi visto como um sinal positivo: para que o mercado retome seu ritmo, os estoques à venda têm de ser reduzidos para que as construtoras voltem à atividade.


Texto Anterior: Crise nos mercados / reação: Bush e oposição fecham acordo sobre pacote
Próximo Texto: FMI descarta recessão nos Estados Unidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.