São Paulo, quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco público vai puxar alta do crédito, diz BC

EDUARDO CUCOLO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central revisou suas previsões e avalia agora que os bancos públicos vão puxar novamente o aumento do crédito em 2010. Para analistas, a injeção de dinheiro público realizada nessas instituições nos últimos meses é um fator que pode garantir a elas a manutenção da liderança nesse segmento por mais algum tempo.
Em dezembro, a expectativa do BC era de um aumento de 17,1% na carteira dessas instituições, atrás dos 20,5% esperados para os bancos privados nacionais e dos 24,5% para os estrangeiros que têm operações no país. Agora, espera-se um crescimento de 20% entre os estatais e de 19% para as outras instituições.
O BC não explicou o motivo dessa revisão. Disse apenas que os números são alterados mensalmente com base nos dados divulgados pelo setor e na conjuntura econômica.
Desde novembro, os bancos estatais passaram a deter a maior fatia no estoque de financiamentos concedidos pelo sistema financeiro, depois de registrar um crescimento de 31% ao longo do ano passado, dentro da política do governo federal de evitar uma paralisação no crédito.
Já as instituições privadas nacionais reduziram a liberação de empréstimos durante o momento mais grave da crise e cresceram apenas 9%, enquanto os estrangeiros ficaram praticamente estagnados.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Taxas de juros ao consumidor voltam a subir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.