São Paulo, Quinta-feira, 25 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO
Projeto de saneamento da empresa prevê devolução de aviões
Varig renova conselho e planeja economizar US$ 160 mi em 99

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

A Varig vai colocar em prática, a partir de abril, um projeto de saneamento que prevê a economia de US$ 160 milhões em 1999. Para tanto, haverá a devolução de 12 aviões a fornecedores (quatro DC-10, seis 737-200 e dois 737-300).
O presidente da empresa, o engenheiro Fernando Pinto, há três anos no posto, conseguiu ontem, em Porto Alegre, uma importante vitória política interna ao ter o conselho de administração da empresa completamente renovado.
Com isso, ele garantiu presença na presidência da Varig até o ano 2001 e o aval para dar seguimento ao seu projeto saneador. Em abril, o plano será apresentado para o novo conselho, composto por nove integrantes.
""Está começando uma nova era com este novo conselho", disse Pinto. A Varig, de acordo com o novo plano, deixará de operar com DC-10 para passageiros, mantendo essas aeronaves apenas para o transporte de cargas.
Fernando Pinto não quis adiantar números, mas afirmou que haverá mudanças no quadro funcional da empresa, de 17 mil empregados atualmente. Paralelamente à terceirização de alguns serviços, poderão ocorrer demissões.
Além de uma delicada situação financeira, a Varig vivia uma acirrada disputa política, envolvendo seu presidente e integrantes do conselho de administração.
Um mês atrás, o conselho de administração tentou destituir Fernando Pinto. O conselho de curadores da Fundação Rubem Berta rejeitou o seu afastamento, mas sem unanimidade. Quem era a favor ficou em uma situação desconfortável.


Texto Anterior: Unibanco considera dívida perdida
Próximo Texto: Oposição no ABC acusa diretoria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.