São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeção para inflação cai pela quarta semana

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Analistas de mercado consultados pelo Banco Central reduziram suas projeções para a inflação deste ano pela quarta semana seguida. Segundo pesquisa feita na quinta-feira passada, a expectativa é que a alta do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2006 fique em 4,42%.
Há um mês, a estimativa para a alta dos preços estava em 4,57%. Nos últimos três levantamentos, porém, a inflação estimada pelo mercado ficou abaixo dos 4,5% fixados como meta pelo governo para este ano.
No caso de alguns índices de preços, espera-se até que haja deflação neste mês. Segundo a pesquisa de mercado do BC, a projeção para o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) para abril é de uma variação negativa de 0,30%. A mesma oscilação é esperada no caso do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).
Com a inflação aparentemente sob controle, a expectativa do mercado é que os juros básicos da economia continuem em queda e possam chegar a 14% ao ano até dezembro. Na semana passada, o Copom (Comitê de Política Monetária do BC) reduziu a taxa Selic pela sétima vez consecutiva, ao fixá-la em 15,75% ao ano.
Nesse cenário de juros em queda e inflação estável, a expectativa dos analistas consultados na semana passada pelo BC é que o crescimento da economia fique em 3,5% neste ano, resultado um pouco melhor do que os 2,3% registrados no ano passado.
Apesar de essa projeção ser igual à da semana anterior, no caso da produção industrial os analistas, pela sexta pesquisa consecutiva, aumentaram sua projeção, desta vez para 4,5% de crescimento neste ano.
Para 2007, espera-se uma expansão de 3,7% para o PIB (Produto Interno Bruto), com inflação -medida pelo IPCA- de 4,5%.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Investimentos: Fitch Ratings enxerga menos riscos na AL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.