São Paulo, domingo, 25 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aproveite o último domingo para fazer o IR

Prazo final de entrega é sexta-feira, dia 30; cerca de 10 mi de contribuintes deixam para prestar contas na última semana

Contribuinte com IR a pagar tem até sexta para quitar tudo ou a primeira parcela; primeiro lote de restituições será pago em 15 de junho

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os cerca de 10 milhões de contribuintes que ainda não fizeram a declaração do IR deste ano têm apenas mais seis dias para prestar contas ao fisco.
Quem estiver nessa situação deve aproveitar hoje, último domingo do mês, para fazer a declaração deste ano e evitar transtornos de última hora.
Como em anos anteriores, um grande número de contribuintes deixou para fazer a declaração na última semana. Para eles, um aviso: como acontece desde 1996, o prazo de entrega não será prorrogado pela Receita Federal.
Até sexta-feira à noite, cerca de 13,5 milhões de contribuintes tinham enviado as declarações -56% dos 24 milhões de declarações que a Receita prevê receber neste ano. Com base na média dos últimos dias, ontem a entrega deve ter chegado a 14 milhões, segundo estimativa do supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.
Se sua previsão se confirmar, 10 milhões de contribuintes deixarão para entregar entre hoje e a próxima sexta-feira. Isso significa que, por dia, a média de entregas será de quase 1,7 milhão de declarações.
Adir ressalta que, embora os computadores da Receita tenham capacidade para receber mais de 3 milhões de declarações por dia, não está descartado um possível congestionamento na internet -especialmente no final da tarde e no início da noite de sexta-feira, se for muito grande o número de contribuintes que deixar para declarar no último dia.
Adir alerta os contribuintes para que evitem enviar a declaração na última hora. "O sistema de recepção da Receita é eficiente, mas, se muitos acessarem o site ao mesmo tempo, pode haver congestionamento." Segundo ele, há mais entregas entre as 10h e as 12h e entre as 14h e as 18h. Na sexta à tarde estavam sendo entregues 71 mil declarações por hora.
Diariamente, entre a 1h e as 5h, o sistema de transmissão da declaração fica fora do ar para manutenção. Mas os programas de preenchimento e de envio da declaração podem ser baixados a qualquer hora.

Atenção a mudanças
Nos últimos anos, a Receita sempre fez alguma mudança para fechar a porta àqueles que tentam sonegar. Por isso, o contribuinte deve ficar atento às alterações que a Receita fez neste ano com o objetivo de reduzir brechas para a sonegação com o uso de recibos "frios" e no pagamento de pensões.
A tarefa de prestar contas ao fisco não é complicada se o contribuinte já tiver toda a papelada em ordem. Fazer a declaração pela internet é um processo fácil, rápido e seguro -neste ano, é provável que 99,8% dos contribuintes usem a internet.
Para quem ainda usa formulário, um lembrete: este será o último ano em que a Receita vai aceitá-lo -Adir prevê que apenas cerca de 40 mil a 50 mil formulários sejam entregues. No quadro nesta página estão algumas das principais informações para fazer a declaração: a tabela para calcular o imposto, quem está obrigado a declarar, as formas para declarar, os abatimentos permitidos e como é feita a restituição (para quem tiver esse direito).

FOLHA ONLINE
A Folha tem um serviço de ajuda ao contribuinte em parceria com a IOB. Todas as perguntas já respondidas e publicadas podem ser acessadas em
www.folha.com.br/101138


Texto Anterior: Aluguéis e imóveis usados acompanham alta dos novos
Próximo Texto: Entrega com atraso tem de pagar multa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.