São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EMPRÉSTIMO

Juro de crédito consignado a aposentado pode não ter teto

JULIANNA SOFIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo amenizou o discurso e pode engavetar a idéia de fixar teto para os juros cobrados dos aposentados nas operações do crédito consignado. Ontem, após reunião dos ministérios do Trabalho e da Previdência com representantes das instituições financeiras, ficou decidido que elas apresentarão proposta de "auto-regulação" na próxima semana.
Na sexta passada, o ministro Nelson Machado (Previdência) afirmara que o governo iria fixar um teto para os juros do crédito consignado dos aposentados. As instituições que não estivessem dispostas a cumprir tal teto, disse ele, ficariam de fora dos convênios que permitem a realização das operações. A medida atendia um pedido das centrais sindicais.
"Os bancos não gostaram da idéia de fixar um teto e acham melhor a livre concorrência. Eles vão procurar uma auto-regulação e nos propor alguma coisa na terça-feira, quando teremos uma nova rodada de conversa", disse ontem o ministro.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, remendou as declarações do colega da Previdência, afirmando que a possibilidade de fixar um limite máximo para os juros não está descartada. "O teto é uma possibilidade que estava e está colocada, em uma decisão com os bancos ou sem eles", acrescentou Marinho.
O vice-presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Fábio Barbosa, disse que a auto-regulação buscará ajustar o que ele chamou de "pontos fora da curva". "Os bancos que têm os menores juros são os que têm o maior percentual de operações de crédito. Esse não é um problema como um todo, existem apenas alguns pontos fora da curva."
A análise dos dados da Previdência não confirma, porém, as afirmações do representante dos bancos. O HSBC é a instituição que oferece a melhor taxa nos empréstimos de 36 meses -2,6% ao mês. O banco, no entanto, não aparece na lista das 20 instituições que mais emprestam aos aposentados. O HSBC figura no 31º lugar.


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: Aposentadoria: Diretor também terá benefício de professores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.