São Paulo, sexta-feira, 25 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nordeste cobra incentivos de Mantega

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Secretários da Fazenda do Nordeste reunidos ontem em Fortaleza negociaram formas para atenuar a guerra fiscal na busca de empreendimentos para os Estados. Para isso, os governadores da região deverão cobrar hoje de Guido Mantega (Fazenda), também em Fortaleza, que o governo federal dê incentivos para as empresas se instalarem no Nordeste.
Atualmente, as políticas de incentivos são baseadas na renúncia do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), uma das principais receitas dos Estados. "Não queremos ser os eternos primos pobres do país, mas também não dá para sermos vítimas de verdadeiros leilões que as empresas têm feito para se instalar nos Estados", disse o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que abriu a reunião.
Hoje, os governadores se reunirão para apresentar os resultados da reunião dos secretários e formular as reivindicações a Mantega.
Para Cid, um dos mecanismos para acabar com a guerra fiscal é construir uma política de desenvolvimento regional para o Nordeste, que tenha por base a atuação da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), recriada no começo deste ano.


Texto Anterior: Alívio fiscal oferecido aos Estados será temporário
Próximo Texto: Luiz Carlos Mendonça De Barros: A volta do espírito animal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.