São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Piora confiança do consumidor, diz Fecomercio

DA FOLHA ONLINE

Os aumentos de preços, as incertezas quanto à inflação e a perspectiva de alta dos juros afetaram a confiança do consumidor paulista na economia, conforme revela sondagem da Fecomercio SP.
O chamado ICC (Índice de Confiança do Consumidor) ficou em 142,9 pontos em junho, queda de 3,1% ante maio. Pela metodologia do ICC, leitura abaixo de 100 pontos indica um consumidor pessimista quanto à economia. Acima desse patamar revela otimismo.
Segundo a Fecomercio SP, a queda do indicador foi puxada pelos consumidores das faixas de renda mais baixa (rendimento inferior a dez salários mínimos). O ICC dos mais pobres decresceu 3,6%.
Entre os mais ricos (rendimentos superiores a dez salários mínimos), a retração foi menor: 2,5%.
Especialistas em inflação têm ressaltado que os índices de preços subiram nos últimos meses principalmente por conta do encarecimento dos produtos alimentícios, que ocupam maior espaço na cesta de consumo das famílias mais pobres.
A Fecomercio SP ressaltou que o ICC melhorou na comparação com junho do ano passado: o índice é 9,6% mais alto.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: CPMF: Aposentados do INSS vão ser descontados no pagamento de julho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.