São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empréstimo com desconto em folha é isento de CPMF

JOÃO SANDRINI
DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

O governo federal publicou ontem no "Diário Oficial" da União portaria que isenta do pagamento de CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) a liquidação de empréstimos consignados com desconto em folha de pagamento.
A portaria também abre a possibilidade para que o tomador de um empréstimo por meio do programa de microcrédito não seja obrigado a pagar a contribuição.
Assinada pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci, a portaria 244 regulamenta a cobrança da CPMF a partir do dia 1º de outubro, quando entra em vigor a medida provisória já aprovada pelo Congresso que cria a conta-investimento.
De acordo com a MP, com a conta-investimento, a troca de aplicações financeiras ficará isenta de CPMF. Por exemplo: não pagará a contribuição o investidor que transferir recursos de um fundo DI para outro de ações. No entanto, continuará tributado o investidor que tirar recursos da conta corrente para aplicar em qualquer fundo dentro da conta-investimento.
A MP aprovada, entretanto, ainda precisava de regulamentação do Ministério da Fazenda, o que foi publicado ontem. Segundo a chefe da Divisão de Tributos sobre Mercado Financeiro da Receita, Maria da Conceição Silva, a portaria abre a possibilidade para que o tomador de um empréstimo por meio do microcrédito não pague CPMF. O objetivo, segundo a Receita, é beneficiar a população de baixa renda.
Entretanto, existirá uma condição: o tomador deverá receber em dinheiro diretamente no caixa do banco os recursos no momento em que tomá-los emprestados.
Caso opte por pedir ao banco que deposite o valor diretamente em conta corrente, o tomador perderá o direito de isenção e pagará a alíquota de 0,38% da CPMF.
Segundo a Receita, a medida representa uma vantagem porque, com exceção do microcrédito, nenhuma outra modalidade de empréstimo feita por instituições financeiras no país pode ser sacada diretamente sem passar pela conta corrente.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Finanças: Sumitomo faz proposta "hostil" de US$ 29 bi para comprar UFJ
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.