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MERCADO ABERTO
eBay pode comprar Mercado Livre
O site de compra e venda de
produtos Mercado Livre
poderá ser integralmente
adquirido pela empresa
americana eBay, que já é sua sócia e atua no mesmo ramo, no
ano que vem. A informação é do
diretor-presidente da companhia no Brasil, Stelleo Tolda.
"É do interesse deles [do eBay]
ser dono integral do Mercado Livre. Os atuais acionistas são investidores financeiros. O tempo
de permanência deles já está próximo do ideal. Podemos ter novidades em 2006", afirma Tolda.
O eBay, maior empresa do segmento no mundo, já detém 19%
do capital do site. Com o negócio, o Mercado Livre deve passar
a adotar a marca eBay.
O crescimento dos negócios
virtuais no Brasil ajudou o Mercado Livre no primeiro semestre.
A quantidade de transações cresceu 80% no período ante os seis
primeiros meses do ano passado.
O site contabilizou mais de 2,2
milhões de transações.
O valor dos negócios em dólar
subiu 140%, afetado, em parte,
pela valorização do real. Já o tíquete médio de compra passou
para R$ 200, alta de 30%.
Para manter o ritmo, a empresa aposta na diversificação das
atividades. Entre os planos do site -que surgiu como uma plataforma para leilões e hoje, principalmente, intermedeia vendas
entre usuários- está a ampliação da participação nos resultados de serviços como classificados e plataformas de pagamento.
Hoje, esses serviços respondem
por 25% do faturamento.
A plataforma de pagamento
(Mercado Pago), que serve ao
comprador como uma garantia
para o recebimento do produto,
pode ganhar novas funções. O
comprador efetua o pagamento
por meio da ferramenta, que só
libera o dinheiro ao vendedor
após a entrega do produto. "Nossa idéia é fazer um serviço "express" para servir apenas como
meio de pagamento. Um amigo
poderia vender um produto a
outra pessoa, que pagaria com o
cartão de crédito", diz Tolda.
Ele descarta a entrada da empresa no segmento de venda direta ao consumidor. "Não queremos ter que nos preocupar com
logística de produto, negociação
com fornecedores e financiamento. Nosso negócio é outro."
PURO MALTE
Última das principais empresas de uísque sob controle familiar dos fundadores, a William Grant & Sons decidiu pôr em
prática estratégia para elevar as vendas no Brasil de seu "single
malt" Glenfiddich, o mais consumido no mundo no ano passado -foram 790 mil "cases" (unidade de medida equivalente
a nove litros) em cerca de 230 países. As ações planejadas incluem de sessões de degustação direcionadas a treinamento de
"brigadas" -como barmen e garçons- em restaurantes,
além de merchandising em pontos de interesse da William
Grant & Sons, afirma Andre Duarte, diretor da companhia escocesa no país, onde o uísque também é lider do segmento.
SOLIDARIEDADE
A BrazilFoundation, entidade
filantrópica coordenada por brasileiros radicados nos EUA e cujo objetivo é levantar fundos no
exterior para programas sociais
no Brasil, espera arrecadar US$
300 mil com seu baile de gala beneficente, em setembro, em Nova York. A festa será no Cipriani.
EXPANSÃO
A rede de produtos naturais
Mundo Verde parte para a região Sul com investimento inicial de R$ 2 milhões. Serão inauguradas quatro lojas em Porto
Alegre até março de 2006. Os planos prevêem 30 lojas nos próximos cinco anos na região.
RÁPIDO NO GATILHO
A Mittal, maior siderúrgica do
mundo, não sabe ainda, mas o
empresário Eike Batista comprou da MBF (Mineração Brasileira de Ferro) o "filé mignon"
das jazidas de ferro na Bahia. A
Mittal negociava a compra dos
depósitos de ferro pertencentes a
João Carlos Cavalcanti, dono da
MBF. Eike foi mais rápido e exerceu a opção de compra das reservas ferríferas baianas.
AQUECIMENTO
Claudio Vaz (Ciesp) se reúne hoje na sede da Associação
Comercial de São Paulo, no
centro da capital, com os convidados para o ato contra a
corrupção promovido pela
Força Sindical, no próximo
dia 6, em São Paulo. "Quero
ver se os nossos objetivos "batem" com os dos outros participantes." Vaz não participará caso algum deles peça o
impeachment de Lula. Na
sexta, Vaz encontra o senador
Jorge Bornhausen (PFL-SC)
no Ciesp para discutirem formas de tornar a legislação
eleitoral mais transparente.
NA PONTA DO LÁPIS
O dólar fraco afeta também as
exportações de cadernos escolares. Pesquisa realizada pela Abrigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) mostra que as
exportações desse produto caíram 10,7% em volume entre
agosto de 2004 e março deste
ano. Esse período compreende a
volta às aulas. A concorrência
com produtos chineses também
tem prejudicado o setor.
MALAS PRONTAS
Em decisão inédita em seus canais no mundo, a ESPN decidiu
transferir até dezembro a produção de suas operações em português da rede ESPN International
para São Paulo. O conteúdo em
português para o canal era produzido nos EUA desde seu lançamento no Brasil, em 1989.
EXPERT
Um dos principais especialistas em azeites do mundo, o italiano Mauro Martelossi acaba de
chegar ao país para um curso de
degustação sobre óleos de oliva,
nesta semana, a convite da Escola de Gastronomia UCS-ICIF,
em Flores da Cunha (RS).
ELÉTRICO
A empresa canadense
Greenwit, que fabrica meios
de locomoção movidos a
energia elétrica, acaba de chegar ao Brasil. A marca colocará no mercado brasileiro mais
de dez modelos de veículos
elétricos, de motocicletas,
carrinhos de golfe, skates que
chegam a 30 km/h e bicicletas
até uma scooter subaquática
para mergulhadores. A chegada ao Brasil da Greenwit,
que tem cinco anos de vida,
faz parte do plano de expansão mundial da empresa.
"Assim como já acontece em
outros países, a utilização de
veículos com essa tecnologia
fará parte da rotina dos brasileiros num futuro próximo",
diz acreditar Márcio Pereira,
executivo do projeto no país.
Os veículos podem ser recarregados, por exemplo, por
meio de tomadas.
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