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Clientes relatam dificuldade para
transferência entre instituições
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O maior problema verificado
nas primeiras semanas de vigência da conta-investimento diz respeito à migração de recursos para
gestores independentes. Nos primeiros dias, muitos correntistas
que tentaram transferir dinheiro
dessa forma tiveram dificuldades.
A operação não podia ser feita
por telefone nem pela internet, e
os gerentes, em geral, diziam que
não era possível o procedimento,
uma vez que a transferência não
seria para outra conta-investimento de mesma titularidade.
"O Banco Central distribuiu informações para todo o mercado
financeiro, e essa possibilidade estava muito clara. Foi basicamente
desinformação dos gerentes de
agência e também uma tentativa
de manter os recursos na instituição", afirma Maurício Graccho,
da Mellon Global Investiments.
Naquele primeiro momento, os
clientes que não insistiram acabaram fazendo a transferência via
conta corrente, deixando de utilizar o direito de fazer novas operações sem incidência de CPMF, ou
desistiram da operação.
Moacyr Castanho, do Itaú, diz
que chegou a ter reclamação de
clientes nesse sentido. Ele afirma
que o pessoal da agência não estava acostumado com esse tipo de
transação, mas diz que naquela
instituição os problemas já foram
todos solucionados.
Emanuel Pereira, sócio da GAP
Asset Management, relata que
não teve nenhum problema para
transferir dinheiro de sua conta
em um banco para o fundo da
GAP logo nos primeiros dias de
vigência da conta-investimento.
"Fui até a agência, conversei com
o gerente, e ele fez a transação na
hora. Mas ouvi reclamações de
clientes da GAP que têm conta no
mesmo banco. Deve ser questão
de interesse pessoal do gerente de
se manter informado e dar a melhor orientação ao correntista."
Dificuldades
Apesar de as dificuldades terem
diminuído, alguns casos continuam acontecendo. Samy Botsman, gerente da Máxima, afirma
que, até 18 de outubro, houve 64
tentativas de aplicações de recursos transferidos de outras instituições para a administradora, porém apenas 40 foram efetuadas.
Isso soma R$ 7,6 milhões, um
valor 20% acima do esperado. "Se
as outras tentativas tivessem resultado em investimentos, teríamos captado de R$ 1 milhão a
R$ 2 milhões a mais", diz.
O administrador de empresas
Felipe Pfisterer Pereira, 24, conta
não que teve dificuldade para migrar recursos de sua conta corrente no Citibank para a conta-investimento que foi aberta automaticamente em seu nome.
Porém, quando quis transferir
valores para um fundo na Máxima Asset Management, no dia 18,
não conseguiu. "Disseram que
não era possível migrar recursos
para terceiros via conta-investimento, e tive de transferir de novo
o dinheiro para a conta corrente e
mandar por DOC", conta Pereira,
que acabou pagando dupla CPMF
(para transferir para a conta-investimento e depois para passar
da conta corrente para a conta da
outra instituição).
Ele ainda tentou obter o ressarcimento da CPMF relativa à transferência para a conta-investimento, sem êxito. "Eu não tinha tempo de ficar discutindo, então resolvi da maneira que era viável no
momento. Só que até agora não
entendi onde aconteceu o problema e se vou conseguir usar a conta-investimento em outra oportunidade", reclama o correntista.
"Na primeira semana realmente
houve um ruído na comunicação
entre o Citibank e algumas "assets"
independentes, até porque cada
uma tem um tipo de conta, uma
forma de fazer a transação. Conversei com os representantes e
instruí minha equipe a adotar
procedimentos compatíveis com
cada caso. Agora está tudo fluindo bem. Muito me espanta ter
acontecido outro caso na semana", afirma Rosaline Nunes, superintendente de investimentos do
Citibank.
(JA)
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