São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Por R$ 470, chinês HiPhone é vendido na Santa Ifigênia

AíPhone, HiPhone, Épico. Os nomes são variados, mas todos indicam o mesmo produto: a versão pirata do celular da Apple, iPhone. Os aparelhos já podem ser facilmente encontrados pelas lojas da rua Santa Ifigênia, a meca dos produtos eletrônicos de São Paulo.
As vendas começaram há poucas semanas e a fabricação, segundo os lojistas, há seis meses. O aparelho chinês não tem referência do fabricante.
O preço, R$ 470, é o principal atrativo. Nas operadoras, o iPhone sai por R$ 2.000, com o pacote de dados. Há versões mais acessíveis, por R$ 700, mas com limite de uso. Na Santa Ifigênia, o clone do iPhone sai por até R$ 420, caso o pagamento seja feito em dinheiro.
À primeira vista, a cópia parece perfeita, especialmente a do modelo 3G (terceira geração). Basta começar a utilizá-lo para notar as diferenças. A tela, por exemplo, é muito menos sensível do que a do iPhone. É preciso insistência para que os comandos sejam obedecidos.
A câmera fotográfica, que deveria ter 2 Megapixels, não chega a isso. A memória também é menor. Na maior parte das lojas, o HiPhone, ou AíPhone, como dizem na Santa Ifigênia, é vendido com chip de 1 gigabyte, mas a coluna encontrou aparelhos com cartões de memória de até 256 KB (kilobytes). Para se atingir 8G, mínimo oferecido pelo iPhone original, é preciso comprar ainda um cartão, o mesmo das câmeras fotográficas portáteis.
Navegar pela internet com o HiPhone também é propaganda enganosa. O aparelho não tem "browser", programa que permite a navegação. Só dá para trocar e receber mensagens, via SMS, os torpedos.
A vantagem do HiPhone é a capacidade de uso de dois chips telefônicos diferentes ao mesmo tempo (podem ser de operadoras diferentes, inclusive), algo não permitido no original. Há também funcionalidades adicionais, como a antena de TV que capta sinais em baixa definição das emissoras abertas. Também permite o uso de periféricos de outras marcas e é possível abri-lo para trocar a bateria, impensável no original.
Procurada, a Apple afirmou que não comentaria o assunto.

A FILA ANDA
O governo do Estado de São Paulo depositou cerca de R$ 215 milhões, em 2008, para pagamentos de precatórios alimentares que estavam na fila. Para a Madeca (Movimento dos Advogados em Defesa dos Credores Alimentares do Poder Público), associação que reúne advogados que pleiteiam a quitação da dívida de precatórios, o valor ainda é baixo. "Atingiu 1,7% dos credores que estão na fila. Ao todo, calculamos cerca de 480 mil credores", diz Ricardo Marçal Ferreira, presidente da Madeca. Precatórios alimentares são créditos que dão a seus titulares o direito de receber o pagamento, por dívida de salários ou indenizações por acidentes ou dano moral causados pelo Estado. O governo do Estado diz que 2008 foi o ano em que o Estado bateu seu recorde de pagamento de precatórios.

SALTO
A designer de sapatos Sarah Chofakian definiu seus planos para 2009 e vai arriscar na crise. "Em crise, na área de design, temos que ter cuidado para não abafar as ideias e ficar só em criações previsíveis. Eu continuo com muitas opções de cores e modelos." Além de abrir outra loja em São Paulo, terá pontos-de-venda em nove países da Europa e no Japão. A designer, que já importava alguns produtos, diz que, com dólar alto, a estratégia é exportar.

EXCLUÍDAS
A UGT (União Geral dos Trabalhadores) vai promover no vale do Anhangabaú, em São Paulo, no dia 7 de março, uma série de eventos sociais para as mulheres excluídas, moradoras de rua, de favela e de cortiço comemorarem o Dia Internacional da Mulher. No dia 8, serão realizados shows com artistas populares.

ROUPA LIMPA
Em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado, serão feitas ações para que as mulheres possam tirar documentos, cortar cabelo e até tomar banho. Algumas lojas vão doar roupas às participantes. Máquinas de lavar vão ser instaladas no vale do Anhangabaú para que as cerca de 3.000 mulheres esperadas possam até lavar suas roupas.

APETITE
O restaurante nova-iorquino PJ Clarke's, que inaugurou, no fim de 2008, no Itaim, em São Paulo, sua primeira unidade no Brasil, planeja expansão. A marca está à procura de um novo ponto na cidade para abrir mais uma loja. Estão na mira o bairro dos Jardins ou um shopping center. O PJ Clarke's também deve chegar a Moscou em 2010.

ESTRADA
O Banco do Brasil vai reabrir uma linha de crédito com recursos do FAT para atender revendedoras de veículos usados. Serão reabertas as contratações do FAT Giro Setorial, linha de crédito criada pelo Codefat. Para esta temporada, a linha será direcionada a micro, pequenas e médias empresas no varejo de usados. O empréstimo poderá ser pago em até 24 meses, com 5 meses de carência, e os encargos são pós-fixados. O teto da linha é de R$ 200 mil por empresa. A expectativa é atender 3.500 revendas com faturamento bruto anual de até R$ 60 milhões.

JETSONS
Para adquirir uma cesta básica de produtos de tecnologia suficiente para montar uma moradia com o conceito de casa digital, o brasileiro precisa de 9,5 salários, segundo estudo da Marco Consultora -o salário de comparação é de R$ 1.274. A cesta do estudo tem produtos como televisor, câmera, "home theater", smartphone, notebook, videogame e outros.

FUTURO
Em sua terceira edição, a pesquisa da Marco Consultora mostra elevação no número de salários, em relação ao levantamento anterior, para ter a casa digital. Em maio de 2008 eram necessários 7,5 salários. No levantamento mais recente, com dados de janeiro, subiu para 9,5 salários. Os produtos que mais comprometem o salário são televisor e câmera digital.

CONGESTIONAMENTO
O congestionamento nos tribunais de Justiça de primeira instância permanece inalterado, com mais de 80% dos processos parados. É o que mostra o levantamento "Justiça em Números", feito pelo Conselho Nacional de Justiça com dados de 2007 e divulgado na semana passada. O Judiciário tem 15.623 juízes e um estoque de quase 68 milhões de processos para julgar.

CONVERGÊNCIA
A DM9DDB está organizando palestras com filósofos, designers, historiadores e outros profissionais, para os funcionários da agência. O objetivo é fazer com que os publicitários pensem cada vez mais em convergência. Das 9 campanhas mais premiadas do mundo em 2008, 7 usavam várias mídias, on-line e tradicionais.

LEITE CONDENSADO
A Laticínios Itambé, uma das líderes no consumo domiciliar de leite condensado, fechou parceria com a SIG Combibloc, para lançar o produto na versão cartonada. O negócio teve investimento de R$ 8,5 milhões. A venda inicial da versão cartonada no Sul do país deve representar incremento de mais 12% no volume vendido hoje.


com CRISTIANE BARBIERI (interina),JOANA CUNHA, MARINA GAZZONI, JULIO WIZIACK e CLÁUDIA ROLLI


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