São Paulo, sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Álcool recua na usina, mas sobe no posto

Preço do biocombustível nos postos do Estado de São Paulo subiu 1,32% nas quatro últimas semanas

DA REUTERS

De acordo com a Unica (associação dos produtores), o preço médio do álcool hidratado recebido pelos produtores caiu pela quarta semana consecutiva, chegando a R$ 1,09 por litro de 15 a 19 deste mês, sem impostos. Apesar do recuo, os preços na bomba subiram.
No Estado de São Paulo, no acumulado das quatro últimas semanas, enquanto o preço no produtor caiu 9,5%, o da bomba cresceu 1,32%.
Já o preço de venda pelas distribuidoras aumentou 1,53% no mesmo período, de acordo com dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), disse a Unica no comunicado.
A produção total de álcool continua abaixo da do mesmo período da safra 2008/2009, sofrendo um recuo de 7,05%. Na primeira quinzena de fevereiro, a produção de álcool atingiu 136,7 milhões de litros.
Nesse período, aproximadamente 79% da cana moída no país foi destinada para a produção do biocombustível.
Esse percentual é bem diferente do registrado ao longo da safra. Do total de cana processada do início da safra até o último dia 16, 42,97% foram destinados à produção de açúcar e 57,03% à produção de álcool.
A produção de derivados de cana-de-açúcar no centro-sul do Brasil cresceu pouco na primeira quinzena de fevereiro em relação aos 15 dias anteriores, uma vez que a temporada está no fim.
Isso ocorreu apesar do volume maior de cana processada na primeira quinzena de fevereiro (2,8 milhões de toneladas), na comparação com o mesmo período do ano passado (1,2 milhão) -tais volumes, entretanto, são pequenos comparados aos meses de pico de moagem.
"As condições climáticas menos adversas permitiram um aumento da moagem nessa quinzena, apesar da redução do número de usinas em operação durante um período em que, normalmente, ocorre a entressafra", informou a Unica em comunicado.
Até a primeira quinzena de fevereiro, a produção de etanol da região, no acumulado da safra, havia atingido 23,2 bilhões de litros, ante 23 bilhões até 1º de fevereiro e 24,9 bilhões em 2008/09.
Já a produção de açúcar do centro-sul, que responde por mais de 90% da safra de cana do país, chegou a 28,5 milhões de toneladas em 2009/10 até 16 de fevereiro, quase estável ante os 28,4 milhões até 1º de fevereiro da safra anterior.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Justiça suspende cobrança a produtor do MT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.