São Paulo, quinta-feira, 26 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP lança apartamento com área igual à de 29 casas do pacote do governo federal

PAULO SAMPAIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Até mesmo os potenciais compradores de um apartamento de 1.200 m2 podem ter dúvidas no reconhecimento dos cômodos, quando ainda não há móveis nem acabamento. No lançamento do edifício Adolpho Carlos Lindemberg, anteontem, no Jardim Morumbi (zona oeste), foi preciso chamar um especialista para explicar o que era aquele quarto sem janelas, de 16 m2, com uma pia dentro. "É um lavabo", insistia uma assessora.
Lavabo sem vaso sanitário?
Nada parece estranho quando se trata de um "consumidor diferenciado", que vai desembolsar por volta de R$ 13 milhões no "maior apartamento de uma laje só de São Paulo". Só o "banheiro da senhora" mede 28 m2: o vaso e o bidê estão tão diminuídos no contexto que mais parecem dois pombos órfãos.
A área do imóvel equivale a 28,6 apartamentos do pacote habitacional lançado ontem pelo governo -na faixa para famílias com renda mensal de até três salários mínimos.
O corretor Fábio Rossi, diretor no Brasil da Sotheby's International Realty, o braço imobiliário da famosa casa de leilões, aparece para revelar a função do quarto com a pia. "É uma adega", diz.
Com um tom professoral, Rossi pergunta: "Por que a pia?". Ele próprio responde: "Quem tem uma adega dessas vai querer lavar ele mesmo seus copos Riedel...".
E se ele não souber o que é um copo Riedel? "Esse consumidor gosta de aprender."
Não parece difícil arrumar 12 pessoas que tenham R$ 13,5 milhões: imagina-se que um imóvel com essas dimensões esteja até em falta.
O empreendedor Adolpho Lindemberg diz que sim. "Se você procura um imóvel de três quartos, com 100 m2, há uma infinidade. Mas de 1.200 m2 são quantos?" Ele diz que o comprador daquela unidade "tem 40, 45 anos, e está começando na vida..." Nem é preciso desejar boa sorte.


Texto Anterior: Oposição faz criticas e vê "marketing"
Próximo Texto: Na periferia de SP, moradores elogiam plano, mas resistem a mudar de local
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.