São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA terão pacote de ajuda para mutuários

Plano prevê refinanciamento de hipotecas a juros menores para quem está com prestações atrasadas

DO "NEW YORK TIMES"

O governo dos Estados Unidos se prepara para anunciar hoje uma série de medidas de assistência aos proprietários de imóveis que estão com problemas para quitar suas hipotecas.
O pacote prevê o refinanciamento de milhões de dólares em hipotecas a juros menores, mas com garantias governamentais.
A principal ideia é encorajar os credores a reduzirem o valor das dívidas que têm a receber. Até agora, esse tipo de negociação previa apenas a diminuição dos juros cobrados.
Com o pacote, os credores teriam de assumir perdas, mas, em contrapartida, teriam a garantia de receber mais a longo prazo do que o fariam por meio de despejos.
O governo também poderá refinanciar as dívidas daqueles cujo valor bruto do imóvel já é inferior à dívida acumulada. Mais de 11 milhões de proprietários estão nessa situação.
Em outra iniciativa, o governo poderá solicitar que os credores ofereçam aos proprietários desempregados uma redução nos pagamentos por pelo menos três meses.
A medida será anunciada poucos dias após a aprovação da reforma no sistema de saúde, grande bandeira doméstica do presidente Barack Obama, que registra baixos índices de popularidade.
Os termos do programa ainda não estavam claros ontem, mas é provável que provoquem descontentamento entre aqueles que estão em dia com suas hipotecas.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Proposta do FMI para criar "fundo verde" é derrotada
Próximo Texto: EUA: Bernanke diz que país precisa de juro baixo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.