São Paulo, sábado, 26 de abril de 2008

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Inflação pode forçar Banco Central a aperto maior do juro

A alta de 0,59% do IPCA-15 de abril provocou um susto no mercado e trouxe à tona a discussão de qual o tamanho necessário da elevação dos juros para conter a inflação. Já não há mais nenhuma garantia de que esse novo ciclo de alta dos juros será menor e mais rápido do que o de 2004/2005.
As previsões, até a divulgação do IPCA-15, em sua maioria, indicavam que a taxa básica de juros, hoje em 11,75%, poderia atingir no máximo 13,25%. Hoje, começa a se falar que o ajuste poderá ser mais doloroso, semelhante ao de 2004, quando os juros subiram quase quatro pontos percentuais.
Em seu destaque diário de ontem, o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco chama a atenção para o fato de que a ata do Copom divulgada na quinta-feira passada não detalha a observação do último comunicado de que "a parte relevante" da alta dos juros já tinha sido feita.
A ata se concentrou mais nos argumentos que justificam o início do ciclo de aperto monetário. Segundo o documento do Bradesco, talvez mesmo por essa ausência a ata deixe mais em aberto o tamanho total do ajuste dos juros, atenuando a sinalização do comunicado de que um ajuste moderado seria suficiente para conter a alta da inflação. O ajuste pode ser mais forte do que se previa.
De acordo com o relatório do Bradesco, na próxima reunião de junho do Copom, o juro deverá sofrer uma alta de mais 0,5 ponto e o comunicado deve remover a observação "a parte relevante do movimento da taxa básica de juros".
"Um ajuste de 175 pontos é suficiente para promover uma gradual redução do forte ritmo de crescimento de atividade", diz o destaque diário. "Contudo, a incerteza sobre os preços das commodities coloca algum risco adicional para a inflação. A atuação preventiva do Copom, nesse sentido, aumenta a chance de sucesso da estratégia atual e poderá permitir, caso venha a concretizar o novo risco de alta dos preços internacionais, um enfrentamento mais tranqüilo do choque".
Tudo depende, no entanto, do comportamento dos próximos índices da inflação. A pesquisa Focus do Banco Central, que será divulgada na segunda, pode ser uma boa pista das previsões do mercado tanto para o comportamento dos juros como para a inflação.

DE ROUPA NOVA

A agência de propaganda Centoeseis trabalha em uma campanha para renovar a imagem da Levi's no Brasil. O objetivo é aproximar a marca do público jovem com o projeto "Levi's Music". A grife lança um site sobre música e vai espalhar terminais nas lojas que permitirão que o cliente acesse o conteúdo do portal e faça download de mp3. Também estão previstos patrocínios para eventos de música e uma linha de produtos. "A Levi's sempre esteve ligada a grandes ícones da música e nada mais pertinente que continuar usando esse meio para se aproximar do público jovem", diz Maurício Busin, gerente da Levi"s no Brasil. A iniciativa também é feita na Austrália, Reino Unido, África do Sul etc.

COMUNICAÇÃO
O conglomerado de comunicação Havas deve anunciar no início da semana um grande investimento no Rio. Vai entrar em operação a agência Euro RSCG Contemporânea, associação da Euro RSCG Worldwide, que atua em 75 países, com a marca carioca Contemporânea, criada pelos publicitários Armando Strozenberg, Mauro Matos e José Calazans. A agência inicia atividades com cerca de 50 profissionais e 17 clientes, entre eles os Canais TeleCine.

A REGRA É CLARA
A corretora Liquidez, de Arnaldo Cezar Coelho, promoverá na quarta, em Wall Street, palestra do diretor da BMF, Verdi Rosa Monteiro, e do ex-ministro Mailson da Nóbrega. São esperados cerca de cem profissionais do mercado financeiro.

EMPREENDEDOR
Eike Batista dará palestra no Seminário de Empreendedorismo do Lide (grupo de líderes empresariais), na segunda, em São Paulo.

TELEFONIA:
66% DIZEM QUE PROPAGANDA POR CELULAR É EFICAZ, MOSTRA PESQUISA
Pesquisa do instituto Qualibest e da Ei Movil, empresa de marketing e entretenimento móvel, mostra que 66% de 852 entrevistados acham que propaganda por celular é eficaz para a divulgação de marcas e produtos e que, para 71%, esse tipo de propaganda é um estímulo para se informar mais. Propagandas sobre entretenimento são as mais relacionadas com os anúncios. Os assuntos que despertam mais interesse são promoções (70%), informações (13%) e novidades (12%).

ENTRETENIMENTO
Será lançado na segunda-feira o livro "Marketing do Entretenimento" (ed. Senac São Paulo), organizado por Marcos Cobra, professor da FGV. O livro trata do crescimento da área e de estratégias para diferentes níveis de renda. Um dos capítulos, do pesquisador Frederico de Araújo, traz pesquisa sobre o entretenimento de jovens nas classes C e D.


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