São Paulo, sábado, 26 de agosto de 2006

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Mercado Aberto

BC deve cortar mais 0,5 ponto da Selic

Apesar de o Banco Central ter registrado na última ata que iria conduzir a política monetária com maior parcimônia, crescem no mercado as apostas de que, na próxima reunião, na semana que vem, o Copom decida baixar mais 0,5 ponto a taxa básica de juro. A Selic cairia para 14,25%.
As razões do otimismo são muitas. Em primeiro lugar, está o fato de a inflação ter ficado abaixo das previsões. O mercado prevê uma taxa de 3,6% para este ano, com chances até de ser mais baixa. "Houve de fato uma surpresa inflacionária muito positiva", diz Octavio de Barros, diretor de pesquisa e estudos econômicos do Bradesco. "Não seria surpresa se o BC baixasse em 0,5 ponto a Selic", afirma.
Havia dúvidas se a queda da inflação se devia a fatores temporários ou permanentes. Na opinião de Octavio de Barros, está cada vez mais claro que são permanentes os fatores. Ele cita como exemplo a pouca volatilidade no câmbio, depois da alta ocorrida em maio.
Além do câmbio, todos os outros indicadores da economia sugerem menor pressão sobre os preços. Entre eles, o do grupo batizado por Octavio de Barros de "serviços livres", que são aqueles serviços ligados ao dia-a-dia, como a alimentação fora do domicílio e o conserto de automóvel, e que representam 20% do índice de inflação. Até pouco tempo, a variação desses preços girava em torno de 6% a 7% ao ano, e agora é de 5%.
Além disso, a atividade econômica não justifica tanta parcimônia do BC. O Credit Suisse prevê, por exemplo, crescimento de apenas 0,6% do PIB no segundo trimestre em relação ao primeiro, e, para o ano, a projeção é de 3%, muito abaixo dos 4% previstos pelo BC. "Um corte adicional de 0,5 ponto não comprometeria a manutenção da inflação abaixo da meta em 2006 e 2007", diz o CS.

NORDESTE À VISTA
A Drogaria São Paulo vai expandir os negócios no Nordeste. A rede inaugura, em setembro, sua primeira loja em Salvador. A expectativa de faturamento é de R$ 3 milhões ao mês, muito acima da média praticada por loja em São Paulo, que é de R$ 500 mil mensais. A diferença é que, no novo mercado, a rede vai adotar estratégias mais agressivas de divulgação e preço, que não se adaptam ao mercado paulista. "Vamos adotar o modelo Ultrafarma", afirma Ronaldo Carvalho, o presidente da Drogaria São Paulo. Para ele, o mercado nordestino tem alto potencial de desenvolvimento e criação de empregos. A rede, que completou 63 anos neste ano, tem mais de 180 lojas, duas delas em Fortaleza.

ENERGIA
A busca por novas alternativas para o suprimento de energia elétrica teve novos resultados. Os estudos de inventário hidrelétrico do rio Teles Pires (MT), da Eletrobrás, foram aprovados pela Aneel. Nestes estudos, foram identificados seis aproveitamentos hidrelétricos, que poderão ser levados a leilão e ofertados, no futuro, ao sistema elétrico brasileiro. A capacidade total, de 3.697 MW, seria suficiente para o atendimento de uma população com cerca de 3,5 milhões de habitantes.

LUXO NA MOBÍLIA
Empresas brasileiras de móveis estarão, pela primeira vez, no pavilhão de luxo da Feira de Valência, o maior evento do setor na Espanha. Nove fabricantes nacionais se apresentarão ao lado de móveis italianos. As brasileiras tiveram apoio da Apex para participar da feira, que movimenta cerca de 800 milhões por edição. Segundo o órgão, foram necessárias muitas conversas e viagens para provar que os produtos nacionais têm qualidade para participar do evento.

COM BOM HUMOR
Paulo Skaf (Fiesp) reagiu com bom humor e uma boa gargalhada quando leu nesta coluna, ontem, o relato da brincadeira feita pelo presidente Lula com o ministro Furlan e a sucessão na Fiesp. Lula disse que Skaf morria de medo quando Furlan insinuava que pode deixar o governo num eventual segundo mandato. "O presidente Lula está mal informado do que acontece no meio empresarial brasileiro", afirmou Skaf.

SOB MEDIDA
O Banco do Brasil vai adotar novas regras para movimentação financeira por meio de caixas eletrônicos, internet banking e central de atendimento. A medida amplia os limites diários de movimentação financeira conforme a segmentação e o comportamento do cliente. Na internet, o banco ampliou os limites para movimentações financeiras para clientes que adotarem as soluções de segurança disponíveis, como a ferramenta de cadastramento de computadores ou certificação digital. Quem não adotar soluções adicionais de segurança terá menores limites para movimentação. Hoje, 90% das operações do BB são feitas por canais alternativos ou de auto-atendimento.

DO EXTERIOR
No primeiro semestre, a Caixa Econômica Federal recebeu US$ 16,1 milhões em remessas de brasileiros residentes no exterior, um aumento de 1,3% sobre o mesmo período de 2005. Foram abertas 3.976 contas por seu site internacional.

BIG HELP
Neste ano, o McDonald's conseguiu vender mais de 272 mil tíquetes da campanha McDia Feliz antecipadamente, no Rio e em São Paulo. Os tíquetes, vendidos por voluntários, poderão ser trocados por sanduíches Big Mac nos restaurantes da rede, hoje, durante todo o dia. A previsão é que a campanha consiga arrecadar, neste ano, cerca de R$ 9 milhões (exceto alguns impostos) com a venda de 1,3 milhão de sanduíches em todo o país. O montante será destinado a 63 instituições de apoio a crianças e adolescentes com câncer.

MARKETING
A diferença entre desenvolver marketing guiado pelo mercado e ser o próprio guia do mercado será abordada pelo professor australiano Gregory John Whitwell, Ph.D. da University of Melbourne, em uma série de palestras sobre planejamento na próxima terça-feira, em São Paulo. Os eventos acontecem na Fundação Getulio Vargas e na Business School São Paulo.


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