São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 2006

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Mercado aberto

Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br

Crise pode levar a 2º turno, diz consultor

A proximidade dos envolvidos no escândalo da compra do dossiê contra os candidatos do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, e à Presidência, Geraldo Alckmin, e a dificuldade de explicar a origem do dinheiro envolvido na transação poderão gerar uma reação de repúdio, principalmente entre os mais educados e de renda mais elevada, em um primeiro momento, e deverão levar a decisão das eleições presidenciais para o segundo turno.
A análise é do economista José Márcio Camargo, professor da PUC do Rio e sócio da Tendências Consultoria. Segundo ele, aumentaram as chances do segundo turno, embora Camargo pondere que o cenário básico da Tendências ainda continue sendo a vitória de Lula no primeiro turno, mesmo que de forma mais apertada.
Camargo não acredita que o episódio do dossiê reduza a base de apoio parlamentar, "caso ainda assim o presidente seja reeleito". Para ele, com o enfraquecimento do PT, em 2010, a disputa não se dará mais entre o PT e o PSDB, e sim entre o PSDB paulista e outras alas do partido que apóiam o governador Aécio Neves. A crise do dossiê só reforça esse quadro.
O economista diz ainda que todas as declarações de Aécio Neves em relação ao episódio do dossiê, ao afirmar que Lula é vítima do PT, e o pouco cuidado que teve na montagem do governo mostram que ele pretende manter as portas abertas para um dialogo após a eleição.
A queda de Ricardo Berzoini da coordenação da campanha do presidente e, possivelmente, da própria presidência do partido no futuro reduz a possibilidade, na opinião do economista, de ele desempenhar um papel político importante caso Lula seja reeleito. "Como presidente do PT, ele [Berzoini] tem se colocado publicamente contrário a qualquer reforma durante um segundo mandato de Lula", afirma Camargo.
O economista conclui dizendo que essa avaliação seria obviamente mudada caso o episódio atinja diretamente o presidente Lula.
"Nesse caso, a probabilidade de que um processo de cassação de mandato venha a ser apresentado no Judiciário, com grave crise política, torna-se bastante elevada", afirma.

CAMPANHA DESCOLADA

A proibição de brindes eleitorais, cartazes e adesivos pela Justiça não modificou só a paisagem ou o clima de campanha pré-eleições, bem mais morno que nos anos anteriores. Os negócios do mercado de brindes e de adesivos também estão diferentes neste ano. Apesar do otimismo das empresas-em julho, diziam esperar movimento de R$ 2,4 bilhões em 2006, valor 20% maior do que o de 2005, segundo dados da Bríndice, organizadora de feira do setor-, as expectativas não foram alcançadas. Uma das empresas mais importantes do segmento de adesivos, a Mack Color, que esperava expandir suas vendas em 40%, diz que os negócios cresceram 20% em volume e 30% em faturamento. Isso porque, de acordo com o diretor da empresa Marcos Rossi, o candidato se preocupa mais com a qualidade do produto, "um espelho da sua imagem". Entre as mudanças apontadas por Rossi no negócio eleitoral está a rejeição das alianças pelos candidatos. "É muito raro fazer um adesivo com nome e imagem de mais de uma pessoa", diz.

TRABALHO
O setor de serviços foi o que mais contribuiu para a geração de empregos, com a criação de 609,5 mil postos de trabalho. A administração pública, o comércio e a indústria da transformação também registraram aumento no nível de emprego. O melhor desempenho foi o da construção civil, que teve crescimento relativo de 11,34% no ano. Os dados fazem parte da Rais 2005, censo do mercado de empregos formais feito pelo Ministério do Trabalho, que será apresentado amanhã pelo ministro Luiz Marinho.

COM GELO
O destilador mestre da Jack Daniel's, Jimmy Bedford, vem pela primeira vez ao Brasil, na próxima segunda-feira, para fazer contato com o mercado local, em São Paulo.

S.O.S. SUSHI
O governo britânico decidiu pressionar a União Européia por maior controle da pesca de atum no continente. O crescente consumo global de sushis e sashimis é uma das maiores ameaças à espécie, segundo Greenpeace e WWF. Para atender ao apetite voraz dos consumidores, pescadores europeus estariam desrespeitando as cotas determinadas pela UE.

CADEIRA VAGA
Daniel Buteler deixou a presidência da Audi no Brasil na última semana. Até agora, a empresa está com o cargo vago.

ELEITOS
A revista "Seleções Reader's Digest", responsável pela pesquisa Marcas de Confiança, em conjunto com o Ibope, neste ano, acrescentou no questionário, a categoria Publicitário Mais Confiável. O eleito foi Washington Olivetto. Na categoria Empresário de Confiança, o vencedor foi Antônio Ermírio de Moraes. A premiação acontecerá em 10 de outubro, em SP.

CINE MANUAL
A Volkswagen acaba de lançar um "welcome kit" para substituir a função dos manuais de automóveis. Após a compra, o proprietário receberá o material, com um DVD, protagonizado pelos atores Ingrid Guimarães, Otávio Müller e Luis Miranda, com as informações que o consumidor precisa saber sobre o carro. Os novos proprietários dos modelos Golf e Bora serão os primeiros a receber o kit. Posteriormente os clientes de Fox, CrossFox, SpaceFox, Polo, Gol, Parati, Saveiro e modelos importados da marca também receberão o produto.


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