São Paulo, quarta-feira, 26 de setembro de 2007

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Americanos varam noite na fila por game da Microsoft

Empresa de Gates lança Halo 3 na expectativa de ampliar vantagem sobre a Sony

Primeiras edições do jogo venderam juntas 15 milhões de cópias; consumidores afirmam que embalagens especiais riscaram discos

Marcus R. Doneer/Associated Press
Bill Gates, presidente da Microsoft, autografa cópia de Halo 3


NICOLE MAESTRI E DAISUKE WAKABAYASHI
DA REUTERS, EM NOVA YORK

A Microsoft começou a vender ontem seu jogo Halo 3 para Xbox 360, na expectativa de que o aclamado jogo de combate contra alienígenas amplie sua vantagem sobre a Sony e seu PlayStation 3 -o líder do setor é a Nintendo, com o Wii.
Fãs de games formaram fila antes de o sol nascer diante da Best Buy na Quinta Avenida, em Nova York, para garantir um bom lugar no evento de lançamento, enquanto outros decidiram aproveitar a oferta da rede de lojas e retirar a partir da meia-noite os jogos adquiridos com antecedência.
O número de consumidores na loja chegou a 500, e os compradores aplaudiam quando alguém entrava no local, mais ou menos como em outros dos grandes lançamentos do ano, a exemplo do último livro da série "Harry Potter" e o iPhone.
Halo 3 é considerado o equivalente, no setor de videogames (que movimenta US$ 30 bilhões ao ano), de um livro de Potter, e a Microsoft conta com o jogo para tirar do vermelho a sua divisão de entretenimento, historicamente deficitária.
A empresa turbina o lançamento com uma campanha de marketing que inclui eventos noturnos de vendas com a presença de celebridades, em 10 mil lojas nos EUA.
A rede de varejo GameStop disse que o título bateu o recorde de vendas antecipadas, e a Microsoft antecipa demanda inicial superior à de Halo 2, que, em 2004, vendeu US$ 125 milhões no dia do lançamento. Os dois primeiros jogos da série Halo, juntos, venderam 15 milhões de unidades.

Risco
Menos de 24 horas após o lançamento de Halo 3, consumidores postavam em blogs que as embalagens especiais de edição limitada -uma lata com o logo do Halo 3, vendida por US$ 70- estavam riscando o jogo. Em resposta, a Microsoft disse que trocas gratuitas podem ser feitas até o fim de dezembro. Segundo a Associated Press, que recebeu cópias do jogo na edição especial, apesar dos riscos, os discos, aparentemente, funcionavam bem.


Tradução de PAULO MIGLIACCI


Com agências internacionais


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