São Paulo, sexta-feira, 26 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTOS

Governo assume dívida da Codesp e monta grupo para mudar administração
O ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, anunciou a publicação na edição de hoje do "Diário Oficial da União" da portaria ministerial que cria o grupo de trabalho cuja tarefa será formular o projeto de regionalização do porto de Santos (SP), o maior do país.
O grupo é integrado por dois representantes do governo federal, dois da Codesp (estatal, atual administradora do cais santista), quatro do governo paulista, um de cada município com instalações portuárias (Santos, Cubatão e Guarujá), dois dos trabalhadores e três dos empresários do setor.
Os integrantes do grupo terão como missão apresentar em 120 dias uma proposta para a transferência da administração do porto da União para o Estado e para os municípios. Concluído o trabalho, a transferência ocorrerá após a aprovação do projeto pelas três esferas de governo.
Padilha afirmou que já está removido um dos principais entraves para a transferência -a dívida acumulada de R$ 349 milhões da Codesp.
O CND (Conselho Nacional de Desestatização) aprovou o saneamento financeiro dos portos de Santos e do Rio de Janeiro, faltando decidir a forma pela qual a União assumirá o passivo das duas companhias docas. No caso de Santos, com a regionalização, a Codesp seria substituída por outro órgão.
Embora defendida pelos governos, a transferência do porto para Estado e municípios não é consensual. Os sindicatos de portuários querem a manutenção da Codesp.
(DA AGÊNCIA FOLHA)



Texto Anterior: Processo: Justiça boliviana pede prisão de Wagner Canhedo sob acusação de estelionato
Próximo Texto: Promoção: Fiat também financia carros sem juros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.