São Paulo, terça-feira, 26 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÊMICA

Governador diz que Rodrigues atua contra o Estado

Para Requião, ministério mente sobre soja transgênica no Paraná

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governador paranaense, Roberto Requião (PMDB), declarou ontem que o Ministério da Agricultura "mente" ao dizer que o volume de soja geneticamente modificada no Paraná não permite declarar o Estado como "zona livre de transgênicos".
"O [presidente] Lula tem de pegar o ministro [da Agricultura, Roberto Rodrigues], enquadrar o ministro, que está atuando contra o Paraná, contra o Brasil e a favor da Monsanto", disse Requião ontem, em Brasília, num almoço com jornalistas. A Monsanto é detentora dos royalties da semente de soja transgênica.
O governador esteve em Brasília para protocolar um pedido formal no Ministério da Agricultura para que o Paraná seja declarado livre de transgênicos.
O ministério nega esse título porque, segundo Requião, "disseram ter identificado 574 pedidos de produtores que querem plantar soja transgênica".
"Pedi então que me dessem os endereços desses produtores, mas o ministro negou. Disse que era sigilo comercial", declarou o governador. Segundo ele, sua intenção é identificar quem são esses produtores -"uma minoria"- para "garantir que esse tipo de plantio não contamine as outras propriedades do Estado".
Cópias do seu pedido ao Ministério da Agricultura também foram enviadas ao presidente da República, aos ministros José Dirceu (Casa Civil) e Marina Silva (Meio Ambiente).

Outro lado
Por meio da assessoria de imprensa, o Ministério da Agricultura informou que, com base em informação dos agricultores, existem 591 produtores de soja transgênica no Paraná, que assinaram termo de compromisso para usar sementes geneticamente modificadas.
O levantamento feito pelo ministério, divulgado em junho, estima que os paranaenses tenham plantado 28,8 mil hectares de soja transgênica -o equivalente a 1% do total de hectares cultivados no país. O Paraná foi o segundo Estado brasileiro que mais plantou transgênicos na safra passada (2003/4), atrás apenas do Rio Grande do Sul.
Com relação ao nome dos produtores, o ministério informa que essa é uma informação que a legislação em vigor não permite ao governo federal repassar para os Estados.


Texto Anterior: Epidemia teve início com a mistura de aves
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.