São Paulo, quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cade aprova saída da Vale de ferrovia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), tribunal administrativo das leis de concorrência no país, aprovou ontem a saída da Vale do controle acionário da Sepetiba Tecon e do Complexo Ferroviário do Nordeste, onde dividia a maior parte das ações com a CSN. Na Ferrovia Centro-Atlântica, onde as duas também compartilhavam o controle, ficará apenas a Vale.
Com a decisão, a CSN e a Vale passam a controlar sozinhas ferrovias utilizadas no escoamento de produção. A Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico), ligada ao Ministério da Fazenda, manifestou preocupação sobre o controle verticalizado, o que poderia gerar perdas para empresas de menor poder econômico. Mas a questão tornou-se menor, uma vez que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) tem poder suficiente para regular o mercado e evitar práticas nocivas.
A Secretaria de Direito Econômico, subordinada ao Ministério da Justiça, e a Procuradoria do Cade manifestaram-se favoráveis à aprovação do descruzamento acionário das duas siderúrgicas.


Texto Anterior: CSN confirma fusão com siderúrgica americana
Próximo Texto: Ação da Arcelor cai 7,4% após oferta da Mittal a investidores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.