São Paulo, sexta-feira, 26 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transpetro quer gastar US$ 1,9 bi em 42 navios

DA SUCURSAL DO RIO

A Transpetro, subsidiária da Petrobras na área de transporte, divulgou ontem edital de licitação para a construção de 42 petroleiros, num projeto que soma US$ 1,9 bilhão. É a primeira concorrência para a compra de navios de grande porte realizada no Brasil desde 1988 e a maior de toda a história da companhia.
Pelas regras da licitação, todos os navios têm de ser construídos no país. Além disso, ao menos 65% de todo o material usado para a construção terá de ser comprado de empresas no país.
As obras serão financiadas em até 90% pelo BNDES, que administra os recursos do Fundo de Marinha Mercante. Os juros serão diferenciados -4% ao ano, além da variação da TJLP, que hoje está em 9,75% ao ano.
Contrariando prática da indústria naval, o tomador do empréstimo será o estaleiro, e não a empresa que ficará com o navio. Em contrapartida, a Transpetro adiantará aos estaleiros de 15% a 20% do valor de cada petroleiro.


Texto Anterior: Preços não sobem mais em 2004, afirma Dilma
Próximo Texto: Opinião econômica - Luiz Carlos Mendonça de Barros: Taxa de câmbio, os dilemas do governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.