São Paulo, sexta-feira, 26 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROSPERIDADE VERDE

Cidade do MT tem a maior área plantada de soja do mundo; 80% de seus habitantes são migrantes

Grão faz de Sorriso terra do "sonho realizado"

DA AGÊNCIA FOLHA

Referência na produção de soja, a cidade de Sorriso (462 km de Cuiabá, MT) é formada essencialmente por migrantes. Segundo a prefeitura, cerca de 80% dos 55 mil habitantes vieram da região Sul do país, especialmente Rio Grande do Sul e Paraná.
Para muitos que chegaram em busca de prosperidade, o crescimento econômico de Sorriso, hoje o município com a maior área plantada de soja do mundo (590 mil hectares), simboliza a "realização de sonhos". Há condomínios de luxo em construção na cidade e o número de lojas de grife está em crescimento.
Filho de pequenos produtores rurais de Getúlio Vargas (358 km de Porto Alegre), Sadi Beledelli, 44, foi um dos muitos migrantes que resolveram deixar a cidade natal e se arriscar na cidade mato-grossense há cerca de 20 anos. Lá, construiu sua família e ampliou uma área inicial de 968 hectares de soja para 2.800 hectares próprios.
De acordo com ele, "naquela época, a pessoa vendia uma área no sul e comprava 10 ou 20 na região porque a terra ainda era muito desvalorizada". Na safra passada (2003/2004), o produtor, que é vice-presidente do Sindicado Rural do município e presidente de uma cooperativa de crédito para produtores, colheu 56 sacos de soja por hectare. Na região, o hectare de soja tem produtividade média de 55 sacas (cada uma cotada em R$ 35).
Beledelli também planta milho e, esporadicamente, aveia, mas foi com a soja que conseguiu elevar seu padrão de vida. Além dos quase 3.000 hectares de soja, é proprietário de 900 hectares de milho. (ADRIANA CHAVES)


Texto Anterior: País tem 5 galináceos e 1 bovino por pessoa
Próximo Texto: Censo agrícola: Desmatamento é "efeito colateral" de expansão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.