UOL


São Paulo, sexta-feira, 26 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo e preço da carne podem cair

DA REPORTAGEM LOCAL

Os pecuaristas consideram que o aparecimento de um caso da doença da vaca louca nos Estados Unidos terá, no primeiro momento, um impacto ruim para toda a indústria de carne mundial. "Pode haver retração de consumo se novos casos surgirem", diz José Olavo Borges Mendes, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu.
Nos EUA, o impacto no consumo deverá rebater também nos preços internos, que deverão cair no curto prazo. "Além da demanda interna se retrair os produtores ficarão com um enorme excedente, devido à suspensão das importações por seus clientes", diz Fábio Dias, da Agropecuária CFM.
Se a doença se espalhar, os preços poderão cair também no mercado internacional, segundo o consultor Fábio Silveira. "Os preços internacionais vinham se recuperando desde 2001, após a crise da vaca louca na Europa, e da epidemia de febre aftosa na Argentina", diz ele.
Se os preços caírem, o aumento do volume de exportações brasileiras que poderá ocorrer no médio prazo não necessariamente significaria mais dinheiro no bolso dos exportadores.
Segundo Silveira, uma crise mais ampla poderá gerar, ainda, a substituição da carne bovina pelo frango, no mercado norte-americano. "No entanto, as exportações brasileiras de frango também enfrentam barreiras fitossanitárias nos EUA e em outros países", diz. (SB)


Texto Anterior: Ganho do Brasil não será imediato
Próximo Texto: Opinião econômica: Mais um ano juntos!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.