São Paulo, quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeção para economia brasileira vai a 4,7%

DE NOVA YORK

O FMI elevou a projeção de crescimento da economia brasileira para 4,7% neste ano. A previsão anterior, divulgada em outubro, apontava uma expansão do PIB (Produto Interno Bruto) de 3,5%.
Apesar da perspectiva de crescimento maior, o Brasil continuará em ritmo mais lento do que o das economias emergentes, que deverão registrar expansão de 6% neste ano, impulsionadas pelos desempenhos da China (projeção de alta de 10%) e da Índia (7,7%).
Os prognósticos do fundo, no entanto, são mais conservadores do que os do governo e do mercado brasileiro. O Ministério da Fazenda estima que o PIB terá alta de 5,2%. Já pesquisa do Banco Central com analistas brasileiros vê expansão de 5,3% neste ano.
O relatório alerta para o fato de que o fluxo de capital direcionado a mercados emergentes já começa a levantar preocupações sobre os preços de ativos. O documento afirma que os formadores de políticas nesses países poderão ter de abandonar antes as medidas de apoio pra conter riscos relacionados à estabilidade fiscal.
O Instituto Internacional de Finanças (IIF, na sigla em inglês) afirmou ontem que o fluxo de capital privado para mercados emergentes deve crescer até 66% neste ano, com Brasil e China liderando a recuperação global. O instituto reúne 38 bancos dos principais países industrializados.
De acordo com a previsão do IIF, o fluxo líquido de capital para mercados emergentes pode chegar a US$ 722 bilhões. No ano passado, o montante estimado foi de US$ 435 bilhões. Segundo o IIF, em 2009 o resultado foi baseado na recuperação do investimento direto e dos empréstimos bancários.
Na avaliação do instituto, os mercados emergentes estão atentos aos riscos da entrada de capital especulativo, que representa operações de curto prazo que buscam maior rentabilidade. O IIF prevê um crescimento da economia mundial mais modesto, com expansão de 3,2%.

Com agências internacionais



Texto Anterior: FMI vê recuperação global mais rápida
Próximo Texto: Crescimento: OCDE diz que deve elevar previsão para a economia global
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.