São Paulo, terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acusado de sonegação, dono da Academia de Tênis é preso no DF

Políticos e personalidades costumam se hospedar no hotel do empresário em Brasília

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O empresário José Farani, dono do hotel Academia de Tênis, em Brasília, foi preso ontem. Ele é acusado de ter sonegado aproximadamente R$ 7 milhões em impostos federais, entre os anos de 1992 e 1995.
Ministros e personalidades importantes ligadas ao poder em Brasília hospedam-se com freqüência no hotel de Farani, que conta com um complexo de quadras de tênis, piscina, restaurantes e dez salas de cinema.
Em 1996, o Ministério Público pediu que a Receita Federal fiscalizasse a Academia de Tênis. A suspeita era a de que o hotel estivesse usando benefícios tributários próprios de entidades filantrópicas para pagar menos impostos. A fiscalização constatou que a Academia de Tênis não oferecia nenhum tipo de atividade passível de ser enquadrada como filantrópica. Em 1999, o Ministério Público decidiu apresentar denúncia contra Farani.
Segundo o delegado Amarildo Fernandes, da Delegacia de Captura Policial Interestadual da Polícia Civil do Distrito Federal, a prisão do empresário foi pela manhã no próprio hotel. Ele não resistiu. Por ter curso superior (Farani é médico), estava, até o início da noite de ontem, em cela especial e seria transferido para um presídio.
A ação contra Farani, de 79 anos, tramitou na 12ª Vara Federal de Brasília, onde ele foi condenado. Após recurso, a ação passou a tramitar na TRF-1 (Tribunal Regional Federal). A pena, inicialmente de dois anos, foi aumentada para quatro anos após recurso de procuradores públicos.
A Folha tentou entrar em contato com seu advogado, Safe Carneiro, mas ninguém atendeu em seus escritórios.


Texto Anterior: Secretário da Fazenda de SP critica medida
Próximo Texto: Benjamin Steinbruch: Sua Majestade em boa companhia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.