São Paulo, terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARNE

Em maio, SC deve ser declarada livre de aftosa

DA AGÊNCIA FOLHA

Santa Catarina deve receber em maio o certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal). No último final de semana, em Paris, a comissão técnica da entidade recomendou a aprovação do status sanitário pedido pelo Estado.
O reconhecimento oficial deve ocorrer em 25 de maio, na reunião anual da OIE. Para isso, basta que nenhum dos 168 países-membros vete o parecer.
Há prazo de 60 dias para contestação. Segundo Antenor Nogueira, da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), que recebeu a notícia de veterinários da comissão, nunca houve rejeição do plenário ao documento dos técnicos. "Essa conquista será a demonstração de que o governo age com transparência no que diz respeito à defesa sanitária animal."
Desde 1998, o Estado é considerado pela OIE área livre de aftosa, mas com vacinação. Santa Catarina sofreu com o embargo da Rússia à sua carne, em razão de focos da doença no Paraná -Estado com o qual faz divisa. Antes do embargo, 80% do total das exportações do produto do Estado tinham como destino a Rússia.
Com o título, Santa Catarina deve pleitear a abertura de novos mercados, como EUA, Japão e União Européia. (THIAGO REIS)


Texto Anterior: Agronegócio: Com crise, Agrishow cancela feira em Rondonópolis (MT)
Próximo Texto: Agrofolha: Produtores de arroz esperam recuperação de preço no ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.