São Paulo, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre Osiris Lopes Filho, secretário da Receita no governo Itamar Franco

Aos 69 anos, ele foi vítima de um AVC; enterro será hoje à tarde, em Brasília

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Osiris Lopes Filho, ex-secretário da Receita Federal, morreu na manhã de ontem, em Brasília, aos 69 anos. Ele foi internado na madrugada de sexta-feira no Hospital Santa Lúcia, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral).
Ele foi secretário da Receita no governo Itamar Franco, no período de 1993 a 1994. Um dos episódios mais marcantes de sua atuação ocorreu em 1994, na chegada ao país da seleção tetracampeã de futebol, em 1994. Osiris impediu que os jogadores desembarcassem com produtos trazidos dos EUA (onde o Brasil conquistou a Copa) sem pagar taxa de importação. A pressão política gerada pelo episódio levou o secretário a pedir demissão do cargo.
Na época, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, usou a influência com os assessores de Itamar Franco para conseguir a liberação das bagagens dos jogadores na alfândega do aeroporto internacional do Rio de Janeiro sem pagar imposto.
Osiris deixa a mulher, Malvina Corujo Lopes, de 64 anos, e o filho Othon Lopes, de 34 anos. Nascido em 12 de setembro de 1939 no município de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Osiris era auditor fiscal aposentado da Receita e professor de direito tributário e financeiro da Universidade de Brasília.
A atual secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, e o Unafisco (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita) divulgaram ontem nota de pesar pela morte do ex-secretário.
"O secretário da Receita Federal Osiris inovou no campo da inteligência fiscal, do sigilo bancário e do exame dos sinais exteriores de riqueza durante sua gestão, além de monitorar os grandes contribuintes", diz a nota da secretária da Receita.
Nos anos 90, Osiris escrevia uma coluna semanal no caderno Dinheiro da Folha.
O velório será hoje, a partir das 9h, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília. O enterro está marcado para as 17h.


Texto Anterior: América Latina leva Telefónica a ter lucro de 2 bi no 4º tri
Próximo Texto: Imposto de renda: Empresas têm de entregar dados hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.