São Paulo, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRIGORÍFICOS

Independência suspende abate em 10 unidades

RODRIGO VARGAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ

A rede de frigoríficos Independência, uma das maiores exportadoras de carne bovina do Brasil, anunciou a suspensão dos abates em todas as suas unidades. O motivo, segundo a empresa, é a "falta de fluxo de caixa", situação que gerava atrasos no pagamento a pecuaristas.
As dez plantas fechadas estão nos Estados de Mato Grosso (5 unidades), Mato Grosso do Sul (2), Goiás (1), Minas Gerais (1) e Rondônia (1). Segundo a assessoria da empresa, os animais que estavam na escala de abates foram devolvidos aos fornecedores e não há prazo para a retomada das atividades.
Não foram divulgadas informações sobre o número e o destino dos trabalhadores afetados. Há menos de um mês, a empresa anunciou o fechamento de uma unidade de abates em Campo Grande (MS) e confirmou 400 demissões e o remanejamento de outros cem funcionários para abatedouros localizados em Nova Andradina e Anastácio (MS).
Dados da balança comercial do agronegócio, divulgados pelo Ministério da Agricultura, indicam que o setor de carnes amargou redução de 26% na receita de exportações em janeiro ante o mesmo mês de 2008. No caso da carne bovina "in natura", a queda foi de 53,8%.


Texto Anterior: GM no Brasil retoma corte de vagas e licença remunerada
Próximo Texto: Protesto: Sindicato para Usiminas por quatro horas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.