São Paulo, segunda-feira, 27 de abril de 2009

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Abdib quer aporte de capital estrangeiro

O presidente da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base), Paulo Godoy, fala hoje com investidores americanos, em Nova York, sobre as oportunidades que o mercado brasileiro oferece no setor para a iniciativa privada. Ele vai participar do Brazil Summit 2009, evento organizado pela Apex-Brasil e pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos de Nova York.
Segundo Godoy, a participação no evento marca uma nova estratégia de atuação da Abdib em mercados internacionais. O objetivo é prospectar investidores para, assim que a economia mundial melhorar, fazerem aportes de capital em projetos e empresas brasileiros.
"Quando a confiança se restabelecer na economia global, haverá um movimento de realocação de recursos pelo mundo. Tudo leva a crer que de fato o Brasil está na rota desses investimentos. E nós, da Abdib, já estamos olhando para o pós-crise", afirma Godoy.
O foco da Abdib são os investidores institucionais, como fundos de pensão e de private equity. Além da palestra nos Estados Unidos, a entidade já planeja fazer ações semelhantes na Europa, no Oriente Médio e na China neste ano.
"A ideia é complementar as linhas para investimento que temos no Brasil com recursos externos, para não sobrecarregar o BNDES", afirma Godoy.
Para o Brasil, os investimentos dos fundos estrangeiros no setor vão acelerar os empreendimentos e favorecer o crescimento do país, segundo Godoy.
O presidente da Abdib vai apresentar aos americanos um panorama do setor no Brasil, como o percentual de investimento privado em cada segmento (veja gráfico ao lado). Ele também vai falar do processo de concessão privada, da regulamentação do Brasil para o setor e do esforço que o país fará para receber a Copa de 2014.

NO ATACADO
O segmento atacadista distribuidor registrou em março crescimento de 6,91% no volume de vendas em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo pesquisa encomendada pela Abad (Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores) e realizada pela FIA-USP (Fundação Instituto de Administração). Para 2009, a previsão da entidade é manter o nível de crescimento do segmento no último ano, cerca de 4%.

AQUECIMENTO
A Haztec, empresa de tecnologia e planejamento ambiental, foi contratada pelo Comitê de Candidatura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para fazer o plano de gestão sustentável do evento.

PREVIDÊNCIA
Os investimentos dos RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social), vinculados a Estados e municípios, cresceram 61% em 2008 em fundos do Banco do Brasil.

ANDAIME
O emprego na construção pesada manteve a retomada do crescimento em março. A alta foi de 0,72%, com admissão de 363 trabalhadores, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo. O número de trabalhadores empregados ficou em 50.698 no mês. Após setembro, a crise alterou a tendência de alta.

GAÚCHA
O comércio externo do Rio Grande do Sul registrou queda superior ao resultado brasileiro, segundo estudo da Fiergs. Em março, o total exportado foi de US$ 898 milhões, queda de 22,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. No Brasil a redução foi de 6,4%. De janeiro a março de 2009, o total exportado no Estado foi de US$ 2,48 bilhões, queda de 29,4% em relação ao mesmo período do ano passado. No país, a redução foi de apenas 19,4%.

EXPORTAÇÃO
Para a União Europeia, destino de 20,9% das exportações do Rio Grande do Sul, a queda foi de 25,4% no primeiro trimestre de 2009, ante o mesmo período de 2008. Entre os setores que representam 57,3% das vendas, alimentos e bebidas caíram 10,6%. Couro e calçados despencaram 33,6% e químicos registraram redução de 46%. Para os EUA, destino de 11,8% das exportações do Estado, a queda foi de 23%.

ESPUMA NO COPO
Evandro Amidani, dono do bar Anhanguera, em São Paulo, criou um site sobre cervejas especiais brasileiras que lista cem rótulos de vários Estados do país. Para Amidani, que tem planos de abrir novas filiais na capital paulista, o mercado brasileiro de cervejas ainda é pouco conhecido e tem grande potencial inexplorado no país. "Quando eu comecei a pesquisar, não sabia dessa diversidade", afirma. De acordo com o empresário, o consumo de cerveja pelo brasileiro não foi afetado pela crise econômica. Só a Lei Seca, em meados do ano passado, espantou seus clientes. Mas atualmente os níveis já retornaram ao patamar normal.

TERMÔMETRO
A HelpLink, de TI, lançou neste mês um sistema de gestão de saúde para empresas, que já existia para pessoas físicas e órgãos públicos. Trata-se do PHR (Personal Health Records), software que fornece relatórios sobre a saúde dos funcionários, como o número de pessoas hipertensas ou sedentárias, por exemplo, para servir de base a ações preventivas. Segundo Gianpaolo Madureira, diretor da HelpLink, é possível conseguir descontos de até 30% nos planos de saúde corporativos com a adoção do sistema.

OLHO NO LOGOTIPO
Com base em uma nova tecnologia de avaliação do valor das marcas, a consultoria Sart Dreamaker elaborou um ranking das 75 marcas mais valiosas presentes no mercado brasileiro. A primeira colocada é a Coca-Cola, seguida de Nestlé e Sadia (veja ao lado). O valor das marcas foi calculado com base no ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas), criado pela consultoria. Ao todo, foram ouvidas 3.285 pessoas para avaliar 500 marcas.

com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI



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